Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Fifa suspende Joseph Blatter, Michel Platini e Jérôme Valcke por 90 dias

Compartilhe esta notícia:

Blatter está envolvido em suspeitas de corrupção desde que a crise na Fifa estourou em maio (Foto: Reprodução)

O processo de combate à corrupção no futebol mundial teve um novo marco nesta quinta-feira (08). O Comitê de Ética da Fifa anunciou nesta manhã a suspensão de Joseph Blatter, presidente da Fifa; Michel Platini, presidente da Uefa; e Jérôme Valcke, ex-secretário-geral da entidade máxima do futebol. Os homens fortes do futebol mundial terão que ficar afastados de suas funções por um período de 90 dias, que pode ser estendido por mais 45.

O comitê – que possui independência dentro da Fifa e é comandado pelo advogado Hans Joachim Eckert – afirmou que a decisão foi tomada por conta das investigações que vem conduzindo diante das acusações de corrupção envolvendo Blatter, Platini e Valcke. Além do trio, o ex-vice-presidente da entidade e pré-candidato à presidência Chung Mong-Joon foi banido por seis anos e multado em 100 mil francos suíços (401 mil reais) por má conduta no processo de escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022.

A decisão do Comitê de Ética atinge diretamente o atual mandatário do futebol mundial e o favorito a ser seu sucessor. Enquanto Blatter já se via envolvido em suspeitas desde que a crise na Fifa estourou em maio, com a prisão de sete dirigentes, Platini vinha dizendo ser o homem certo para conduzir a entidade a uma nova fase, longe da corrupção, trabalhando de olho na eleição marcada para 26 de fevereiro.

Contudo, o francês foi surpreendido com um interrogatório na sede da Fifa na última sexta-feira, após uma reunião do Comitê Executivo – tudo por conta de um pagamento de 2 milhões de francos suíços (10 milhões de reais) recebido por Platini em 2011. O presidente da Uefa se defendeu, alegando que tratava-se dos vencimentos por um “trabalho feito entre janeiro de 1999 e junho de 2002”.

Agora, fica a dúvida quanto à participação de Platini na eleição presidencial. As chapas devem ser oficializadas até o dia 26 de outubro – quando o francês ainda estará suspenso de suas funções no futebol mundial. Os outros pré-candidatos são o príncipe jordaniano Ali Bin Al-Hussein, os ex-jogadores Zico e David Nakhid e o presidente da federação da Libéria, Musa Bility.

Valcke, por sua vez, está afastado de seu cargo desde o mês passado, quando foi acusado de participação em um esquema de venda ilegal de ingressos na Copa do Mundo do ano passado. De acordo com denúncia do empresário Benny Alon, o francês ficaria com 50% dos lucros da comercialização de 11 mil bilhetes do Mundial. (AG)

Michel Platini (Foto: Reuters)

Michel Platini (Foto: Reuters)

Jérôme Valcke  (Foto:  Fabrice Coffrini/AFP)

Jérôme Valcke (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Saiba o que pode acontecer após a rejeição das contas do governo federal pelo Tribunal de Contas da União
Mulher mata a chutes bebê de 17 meses nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/fifa-suspende-joseph-blatter-michel-platini-e-jerome-valcke-por-90-dias/ Fifa suspende Joseph Blatter, Michel Platini e Jérôme Valcke por 90 dias 2015-10-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar