Quinta-feira, 25 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Filme sobre refugiados vence Festival de Berlim

Compartilhe esta notícia:

"Entre tantos filmes diferentes e eletrizantes, ficamos particularmente impressionados com a compaixão de um deles", disse Meryl Streep, presidente do júri. (Foto: Reprodução)

Principal tema da programação do 66 Festival de Berlim, na Alemanha, os movimentos migratórios ganharam um apoio extra com o Urso de Ouro conquistado pelo documentário “Fuocoammare” (“Fogo ao Mar”, em português), do italiano Gianfranco Rosi, em cerimônia de premiação realizada sábado à noite. Favorito desde sua primeira exibição, no dia 13, o filme é uma bela crônica do cotidiano da ilha de Lampedusa, no mar Mediterrâneo, ponto de entrada na Europa de milhares de refugiados de conflitos bélicos em países do continente africano.

A narrativa de “Fuocoammare” é centrada em Samuele, um garoto de 12 anos que gosta de caçar passarinhos com seu estilingue, e sua relação com outros personagens da ilha, como os pescadores da região. O dia a dia idílico desses personagens contrasta com as sequências que documentam pedidos de ajuda de navios à deriva no mar e de socorro às vítimas. “Entre tantos filmes diferentes e eletrizantes, ficamos particularmente impressionados com a compaixão de um deles. O Urso de Ouro vai para um filme que toca o coração da Berlinale deste ano, e que mostra o que um documentário é capaz de fazer, que nos obriga a agir, porque é urgente”, justificou a atriz americana Meryl Streep, presidente do júri.

Ganhador do Leão de Ouro do Festival de Veneza (Itália) de 2013, com o documentário “Sacro Gra”, sobre personagens que vivem às margens do grande anel rodoviário em torno de Roma, Rosi agradeceu a coragem da organização da Berlinale por ter colocado filmes de não ficção em competição. O outro título do gênero era o americano “Zero Days”, sobre vigilância eletrônica.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Criança de 9 anos foi a única sobrevivente de batida de carro que saiu da BR-290
A força expedicionária da Rússia na guerra da Síria vai ter três bases próprias
https://www.osul.com.br/filme-sobre-refugiados-vence-festival-de-berlim/ Filme sobre refugiados vence Festival de Berlim 2016-02-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar