Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Artes Visuais Filmes e vídeos regionais serão apresentados na Fundação Iberê Camargo

Compartilhe esta notícia:

A Arte de Desenhar (1980), de Regina Silveira, integra a mostra itinerante. (foto: divulgação)

A partir de sábado (7) até 21 de fevereiro de 2016, 13 obras nacionais representativas que perpassam os últimos 40 anos do videoarte, serão exibidas na mostra itinerante “Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural”, na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Os trabalhos compõem um recorte do acervo do instituto para o gênero, sob a curadoria de Roberto Moreira S. Cruz.

A mostra já passou pelas cidades de Curitiba, Brasília, Recife, Belo Horizonte e Belém. Para esta edição em Porto Alegre, além de levar uma das mais recentes aquisições do acervo Triunfo Hermético, produzida pelo artista plástico Rubens Gerchman, em 1972, o destaque fica por conta da produção recente com nomes expressivos de quatro artistas gaúchos ou residentes no Sul do país, indicados por Agnaldo Farias, consultor convidado pela Fundação Iberê Camargo. Serão exibidos “Alpen Projekt 2”, realizado em 2012 por Marina Camargo; “Tempo”, de Isabel Ramil, de 2013; “Fundos”, do mesmo ano, de autoria do gaúcho Eduardo Montelli, e “Leme dos Ventos”, produzido em 2012 por Letícia Ramos, que é projetado em uma caixa de madeira.

“Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural” ocupa o terceiro e o quarto andares da Fundação Iberê Camargo. No quarto andar, estão as produções que propõem resgatar a importância da produção pioneira de audiovisual, trazendo à tona a força inventiva de filmes e vídeos históricos do acervo. Neste espaço estão trabalhos das décadas de 1970 e 1980, em VHS, Super 8, 16 mm e portapack, recuperadas e remasterizadas, de Nelson Leirner, Letícia Parente, Regina Silveira, Rubens Gerchman e Anna Bella Geiger. “Os próprios autores haviam esquecido de grande parte desse material, como “Homenagem a Steinberg – Variações Sobre um Tema de Steinberg: As Máscaras Nº 1”, obra de Nelson Leirner, que estava perdida em sua casa e fizemos o restauro e a remasterizacão”, conta Roberto Moreira S. Cruz.

A Coleção do Itaú Cultural começou a ser formada em maio de 2011, com o seminário “Filme, Vídeos e Arte: Compartilhando Experiências”. No encontro, ocorrido no Itaú Cultural, representantes de centros culturais e galerias, colecionadores e especialistas debateram sobre melhores práticas voltadas para constituição de acervos e das metodologias de conservação e difusão de obras de arte audiovisuais. Mais informações no site www.iberecamargo.org.br.

 
SERVIÇO

Mostra itinerante “Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural”
De 7 de novembro a 21 de fevereiro de 2016
De terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 12h às 19h (último acesso às 18h30)
Fundação Iberê Camargo (Avenida Padre Cacique, 2000)
Entrada franca

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

De Sean Connery a Daniel Craig, 007 em números
“Abobrinhas Recheadas” tem apresentações no Teatro Bruno Kiefer
https://www.osul.com.br/filmes-e-videos-regionais-serao-apresentados-na-fundacao-ibere-camargo/ Filmes e vídeos regionais serão apresentados na Fundação Iberê Camargo 2015-11-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar