Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > 18º Festival de Cinema Estudantil de Guaíba começa nesta segunda-feira

Fim de semana com risco de forte instabilidade; há possibilidade de vendaval

Tempo em Porto Alegre tem previsão de chuva e céu fechado nos próximos dias. (foto: Joel Vargas/PMPA)

O Sistema Ceic-Metroclima adverte para o risco de forte instabilidade neste sábado, 13, em Porto Alegre. As condições serão muito favoráveis a temporais em todo o Estado e, em alguns locais, podem ser até fortes a severos com chuva localmente intensa de curta duração, não se descartando vendavais. Porto Alegre estará na área de risco entre o meio da tarde e a noite, não se afastando chuva forte de curta duração com raios e temporal com vento forte.

De acordo com os meteorologistas, intensas áreas de instabilidade com tormentas localmente fortes a severas vão avançar por Argentina e Uruguai, deslocando-se pelo território gaúcho, onde grande parte do sábado ainda será com sol e calor muito intenso.

Como a atmosfera estará muito aquecida – com marcas acima dos 35ºC e até perto de 40ºC –, o ambiente estará propício à formação de nuvens bastante carregadas, capazes de gerar tempo severo. Com estas condições, o Ceic (Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre) disparou um boletim de alerta interno para os órgãos municipais e estaduais envolvidos no atendimento de emergências na cidade. Para a primeira metade do domingo, alguns dados ainda indicam o risco de chuva forte na região, mas não há consenso entre os modelos meteorológicos.

Conforme o coordenador-geral do Ceic, Airton Costa, como ainda é risco de temporal, o boletim serve para mobilizar a estrutura, e não chega a ser um alerta para a população. O aviso de tempestade para uma localidade somente pode ser emitido no curto prazo, então novas informações poderão ser divulgadas nas redes sociais do Ceic – www.twitter.com/ceic_poa e Metroclima – www.twitter.com/metroclimapoa.

Confira a previsão para os próximos dias

Sábado (13/2) – Dia começa com sol e nuvens, mas a nebulosidade aumenta e a atmosfera se instabiliza. Chance de chuva e/ou temporal da tarde para a noite. Será uma madrugada quente com mínimas de 22ºC a 24ºC. Máximas de 35ºC a 37ºC na cidade antes da chuva, mas alguns pontos podem registrar marcas mais elevadas.

Domingo (14/2) – Muitas nuvens e chuva em parte do dia. Não se afasta chuva moderada a forte, sobretudo na primeira metade do domingo. Alguns dados indicam a possibilidade de melhoria do tempo no decorrer do domingo. Mínimas de 23ºC a 25ºC com máximas de 27ºC a 29ºC.

Segunda-feira (15/2) – O sol aparece com nuvens esparsas em Porto Alegre. Dia quente e abafado com mínimas de 22ºC a 24ºC e máximas de 33ºC a 35ºC na maioria dos bairros da cidade.

Terça-feira (16/2) – Dia de sol e nuvens com muito calor e abafamento. Mínimas de 22ºC a 24ºC e máximas de 33ºC a 35ºC. Modelos não indicam chuva, mas não se pode afastar chuva de verão ante o forte aquecimento.