Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia FMI piora projeções para a economia brasileira e não vê retomada do crescimento em 2017

Compartilhe esta notícia:

FMI
Fundo divulgou o relatório Panorama Econômico Global (Foto: Banco de Dados)

O FMI (Fundo Monetário Internacional) piorou a perspectiva de contração da atividade econômica brasileira em 2016 e não vê mais retomada do crescimento em 2017, o que vai pesar sobre a economia mundial como um todo. O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil deve sofrer retração de 3,5% neste ano, ante projeção de contração de 1% feita em outubro pela instituição financeira.

A estimativa de encolhimento em 2015 foi revisada para 3,8%, segundo o relatório Perspectiva Econômica Global, divulgado nesta terça-feira (19). Já em 2017, o FMI aponta que o Brasil deve registrar estagnação econômica, deixando de ver expansão de 2,3% como previsto antes.

A entidade cita em relação ao País “a recessão causada pela incerteza política e contínuas repercussões da investigação na Petrobras”, o que está sendo mais profundo e prolongado do que se esperava. Com isso, o desempenho da economia brasileira fica bem aquém da região de América Latina e Caribe como um todo, cujas expectativas são de recuo de 0,3% do PIB em 2016 e crescimento de 1,6% no ano seguinte.

A economia brasileira pesou sobre as estimativas para o crescimento global, que foram reduzidas em 0,2 ponto percentual tanto para 2016 quanto para 2017, respectivamente para expansão de 3,4% e 3,6%. Para o FMI, os mercados emergentes e economias em desenvolvimento estão enfrentando agora uma nova realidade de crescimento mais baixo, com forças cíclicas e estruturais afetando o tradicional paradigma de crescimento.

As previsões para esse grupo de países também foram reduzidas em 0,2 ponto percentual em cada ano, mas ainda assim a expectativa é de crescimento de 4,3% em 2016, acelerando para 4,7% em 2017. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

No Programa Silvio Santos, Temer diz que, sem a reforma da Previdência, o Brasil poderá chegar à situação da Grécia
Inflação do aluguel acelera na segunda prévia de janeiro
https://www.osul.com.br/fmi-piora-projecoes-para-a-economia-brasileira-e-nao-ve-retomada-do-crescimento-em-2017/ FMI piora projeções para a economia brasileira e não vê retomada do crescimento em 2017 2016-01-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar