Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Forças Armadas e polícias fazem megaoperação contra o roubo de cargas no Rio de Janeiro

Compartilhe esta notícia:

O objetivo da ação, batizada de Onerat, é combater o roubo de cargas em comunidades das zonas Norte e Oeste da cidade. (Foto: AG)

As Forças Armadas e as polícias estaduais e federais realizam, desde a madrugada deste sábado (05), a Operação Onerat, para combater o roubo de cargas e o tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

A ação, iniciada com investigação da 26ª DP (Todos os Santos), marca o começo da segunda fase da integração da segurança estadual com o Governo Federal e tem como objetivo cumprir 55 mandados: 40 de prisão e 15 de busca apreensão.

Por volta das 6h30min, o Complexo de Favelas do Lins já estava completamente ocupado, após cerca de duas horas do início da ação. Moradores relataram em redes sociais o som de tiroteios e de bombas na comunidade. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que a permanência das tropas seguirá por tempo indeterminado.

A coordenação da ação é feita pela Seseg (Secretaria de Estado de Segurança do Estado), por meio da ação das polícias Civil e Militar, com o apoio do Comando Militar do Leste, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública. Cerca de 50 profissionais de todas os efetivos estão no Centro Integrado de Comando e Controle.

Segundo a Seseg, os agentes atuam nos Complexos do Lins e Camarista Méier, na Zona Norte. Há ainda operações nos Morros de São João, no Engenho Novo, também na Zona Norte, e Covanca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e nos morros da Pedreira e do Chapadão, em Costa Barros.

Desde o dia 28 de julho, 10 mil homens das Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional reforçam a segurança do Rio. Num primeiro momento, militares com tanques de guerra e armamento pesado se fizeram notar pela população com presença ostensiva nas ruas. A atuação junto às polícias em operações de combate ao crime organizado já estava prevista.

Baleado e preso

Pelo menos um homem, não identificado, foi ferido e levado para o Hospital Salgado Filho. Um suspeito foi preso.

As Forças Armadas estão responsáveis pelo cerco em algumas dessas regiões e baseadas em pontos estratégicos. De acordo com o coronel Itamar, porta-voz do Comando Militar do Leste, participam da operação Onerat – carga, em latim – 3,6 mil homens do Exército e dos Fuzileiros Navais. São utilizados 514 veículos e 71 blindados militares.

Algumas ruas estão interditadas e os espaços aéreos estão controlados para aeronaves civis nas áreas sobrepostas aos setores de atuação das Forças Armadas. Um dos locais fechados é a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, bloqueada em ambos os sentidos. Não há interferência nas operações dos aeroportos.

Na sexta-feira (04), um caminhão dos Correios foi atacado por homens armados na zona norte. Criminosos armados com um fuzis interceptaram o veículo, que estava próximo ao centro de distribuições da empresa, em Benfica, e o levaram até o morro do João, onde a mercadoria foi distribuída para moradores da comunidade. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mulher ataca namorado com pé de cabra porque ele estava roncando
Jornal inglês terá de pagar quase 5 milhões de reais por espionar famosos
https://www.osul.com.br/forcas-armadas-e-policias-fazem-megaoperacao-contra-o-roubo-de-cargas-no-rio-de-janeiro/ Forças Armadas e polícias fazem megaoperação contra o roubo de cargas no Rio de Janeiro 2017-08-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar