Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Marcas & Veículos Ford Ranger encara Rally dos Sertões com motor V8 do Mustang

Compartilhe esta notícia:

Ford Ranger V8 Rally dos Sertões 2015
Veículos equipados com propulsor 5.0 de 350 cv estão percorrendo o País pela tradicional disputa nesta semana. Foto: Divulgação

Duas picapes Ford Ranger Dakar equipadas com motor V8 5.0 do Mustang, de 350 cv, estão na disputa do Rally dos Sertões 2015, que começou no último final de semana, em Goiânia (GO), e terminará em Foz do Iguaçu (PR). Os veículos da equipe X Rally Team, comandada pelos irmãos Cristian e Marcos Baumgart, foram preparados pela sul-africana NWM – Neil Woolridge Motorsports.

Além de Cristian Baumgart e Beco Andreotti – uma das duplas mais longevas da história do rali brasileiro, juntos há mais de 15 anos -, a equipeterá Marcos Baumgart e Kleber Cincea no comando do outro veículo. Em 2014, o X Rally Team introduziu a Ford Ranger no Rally dos Sertões, usando dois protótipos também preparados pela NWM. Este ano, porém, os veículos trazem grandes atualizações em relação ao modelo da temporada passada.

Os protótipos NWM Ford Ranger Dakar V8 4×4 ficaram quase 200 kg mais leves, resultado da revisão de todos os itens dos carros. A equipe trabalhou também na melhoria da distribuição de peso e rebaixamento do centro de gravidade. A distribuição de carga entre a dianteira e a traseira ficou exatamente em 50%, o que melhora a estabilidade, especialmente no caso de um veículo com tração 4×4.

O uso do motor 5.0 V8 do Ford Mustang foi uma das medidas que permitiram essa melhora na distribuição de peso e ganho de força. O motor é instalado atrás do eixo dianteiro, em uma porção mais central no carro, e recuado cerca de 20 centímetros comparado ao protótipo anterior.

As modificações feitas pela NWM incluíram também o sistema de escapamento, gerenciamento eletrônico, sistema de arrefecimento e diferenciais. Os freios da Brembo contam com refrigeração a ar na dianteira e a ar/água na traseira. As Ford Ranger Dakar V8 são equipadas com câmbio Sadev de seis marchas por acionamento sequencial e atingem velocidade máxima de 185 km/h. O tanque de combustível comporta 520 litros.

“Nossos carros já foram colocados à prova em vários ralis por todo o mundo. Na África do Sul nossas Ford Ranger são sem dúvida as melhores no campeonato local e são capazes de vencer o Rally dos Sertões deste ano. Para a NWM e o X Rally Team este é o nosso objetivo em 2015”, diz Neil Woolridge, ex-piloto que hoje conduz a empresa com seu nome.

As novas máquinas foram apelidadas pela equipe de “Mario” e “Luigi”. “A diferença é bem grande. O carro pede para você acelerar e é muito estável. Por outro lado, vai exigir mais do piloto para que se chegue ao limite. Temos tudo para fazer um Sertões ainda mais competitivo”, diz Marcos. “É o curso natural. Nossos concorrentes também se atualizaram para este Sertões e não poderíamos ficar atrás. Tudo melhorou no nosso carro: a suspensão copia mais o terreno e o poder de frenagem também aumentou, entre várias outras coisas”, completa Cristian.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Marcas & Veículos

Subaru WRX STI 2016
Subaru WRX traz esportividade do Mundial de Rali para as ruas
Federal-Mogul 2015
Federal-Mogul é a primeira a obter certificação do Inmetro para freios
https://www.osul.com.br/ford-ranger-encara-rally-dos-sertoes-com-motor-v8-do-mustang/ Ford Ranger encara Rally dos Sertões com motor V8 do Mustang 2015-08-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar