Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A França abriu uma investigação de terrorismo em um ataque com faca na Torre Eiffel

Compartilhe esta notícia:

Autoridades francesas afirmaram que o homem gritou "Allahu Akbar" ("Deus é maior", em árabe) durante o ataque. (Foto: Reprodução)

Um homem com uma faca foi detido ao tentar, pouco antes da meia-noite de sábado, forçar um dos controles de segurança da Torre Eiffel, em Paris, na França, e gritar “Allah Akbar” (Deus é grande).

Não houve vítimas. A Promotoria de Paris abriu uma investigação por apologia ao terrorismo e tentativa de homicídio, segundo uma fonte judicial.

A agência Reuters afirma que neste domingo (6), o caso foi designado para autoridades antiterrorismo, por conta de declarações do suspeito subre sua suposta radicalização.

“Um homem atravessou um primeiro pórtico empurrando um guarda de segurança com o ombro. Ele, então, puxou uma faca, gritando ‘Allah Akbar”, de acordo com uma fonte próxima à investigação.

“Militares da operação Sentinelle ordenaram que o homem colocasse a faca no chão. Ele o fez sem resistência e foi imediatamente detido”, acrescentou a fonte.

“Trata-se de alguém que possui antecedentes psiquiátricos, e que deixou o tratamento no final de julho”, declarou a fonte próxima à investigação. De acordo com informações preliminares, trata-se de um jovem francês, nascido em agosto de 1998 na Mauritânia.

Após o incidente, “a polícia realizou uma busca completa no local e pediu que as pessoas deixassem o monumento às 00h30”, quinze minutos antes da hora habitual, indicou a empresa que administra a Torre Eiffel (SETE) em um comunicado.

Na manhã deste domingo, a Torre Eiffel reabriu “normalmente” às 9h (4h de Brasília), segundo SETE.

O monumento, que ostentava no sábado as cores do PSG para “saudar a chegada” do atacante Neymar em Paris, recebe seus últimos visitantes até meia-noite todos os dias e fecha às 00h45min.

Condenado por apologia ao terrorismo

O jovem foi condenado no final de 2016 a quatro meses de prisão por apologia ao terrorismo e ameaças de morte.

As primeiras informações recolhidas apontavam para a personalidade frágil do suspeito. Ele permaneceu internado durante vários meses em um centro psiquiátrico.

Uma recomendação para que sua hospitalização continuasse por mais seis meses foi emitida em 27 de julho. Ele foi autorizado a deixar a clínica entre os dias 4 e 6 de agosto.

Ligação com membro do EI

De acordo com uma fonte próxima à investigação, o jovem chegou a afirmar no episódio deste sábado que “queria cometer um atentado contra um militar” e que tem “ligações com um membro do grupo extremista EI (Estado Islâmico).

Alvo de terrorismo

A França é um dos países ocidentais que mais têm sido alvo de atentados ligados ao radicalismo islâmico nos últimos tempos. Desde o ano de 2015, o terrorismo já matou 239 pessoas e deixou centenas de feridos, segundo dados do Parlamento francês.

Isso sem contar os vários projetos de atentados interceptados a tempo pelos serviços de inteligência do país: mais de dez desde os ataques de janeiro de 2015, de acordo com as autoridades.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Para não manchar sua biografia, o presidente da Câmara dos Deputados diz que não dificultou a vida de Temer
Mais de 200 CCs estão vinculados ao gabinete do governador gaúcho
https://www.osul.com.br/franca-abre-uma-investigacao-de-terrorismo-em-um-ataque-com-faca-na-torre-eiffel/ A França abriu uma investigação de terrorismo em um ataque com faca na Torre Eiffel 2017-08-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar