Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo é lançada na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (18)

Compartilhe esta notícia:

Deputado Luiz Lara, presidente da AL, abriu o encontro.(Foto: Wilson Cardoso, agência ALRS)

Na presença de parlamentares, a Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e do Senado, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveram na manhã desta segunda-feira (18), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, o Café da manhã do cooperativismo, que contou com a presença do superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile. O encontro foi aberto pelo presidente da casa, deputado Luiz Augusto Lara que apresentou o projeto Frencoop (Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo).

Na sequência, tomou a palavra o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, enfatizando o projeto de lei que ameaça o Sistema S no país, considerado por ele como uma preocupação.Em tramitação no Congresso Nacional, o PL 10.372/2018 propõe retirar 25% dos recursos do sistema para destinar ao Fundo Nacional de Segurança Pública, atingindo, entre outros, o Sescoop.

Segundo o dirigente, o corte atingiria, por exemplo, ações de formação e capacitação profissional que beneficiaram mais de 38 mil pessoas somente em 2018, além de programas de promoção social, como o Aprendiz Cooperativo do Campo, que formou 17 mil jovens nos últimos dez anos, e o Dia de Cooperar (Dia C), que mobilizou 30 mil voluntários e 800 projetos desenvolvidos por cooperativas no Rio Grande do Sul, que beneficiaram mais de 770 mil pessoas no RS nos últimos quatro anos.

Perius ressalta que o apoio dos parlamentares é fundamental para mobilização contra o avanço do projeto em Brasília. “As cooperativas necessitam de capacitação para a sua gestão. O compromisso do Sescoop é desenvolver pessoas para fortalecer as cooperativas e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”.

Vergílio considera que é preciso “um pacto muito forte com o parlamento gaúcho, pois o artigo 240 da Constituição Federal consagrou o Sistema S como constitucional e só uma emenda poderá alterá-lo”.

O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, reiterou a importância do cooperativismo no cenário econômico nacional. Abordagem semelhante foi dada pelo deputado Alceu Moreira que mencionou o sistema cooperativo como sendo “público e privado ao mesmo tempo”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Após a tragédia em Brumadinho, o governo federal determinou que as mineradoras retirem os trabalhadores de áreas perto de barragens
O deputado federal Eduardo Bolsonaro negou envolvimento na recriação da União Democrática Nacional
https://www.osul.com.br/frente-parlamaentar-de-apoio-ao-cooperativismo-e-lancada-na-assembleia-legislativa-na-manha-desta-segunda-feira-18/ Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo é lançada na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (18) 2019-02-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar