Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Furacão Patricia atinge a costa Oeste do território mexicano

Compartilhe esta notícia:

Fenômeno atingiu as proximidades de Cuixmala com ventos de velocidade máxima estimada em 270 quilômetros por hora. (Foto: Reprodução)

O furacão Patricia, o mais poderoso já registrado tanto no Nordeste do oceano Pacífico quanto no oceano Atlântico, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial, atingiu a costa Oeste do México nessa sexta-feira. O fenômeno chegou no Estado de Jalisco por volta das 21h10min (horário de Brasília-DF).

Segundo comunicado da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, o furacão atingiu as proximidades da cidade de Cuixmala, que fica a cerca de 85 quilômetros de Manzanillo, com ventos de velocidade máxima estimada em 270 quilômetros por hora.

O presidente Henrique Peña Nieto fez alerta no Twitter. “O furacão Patricia já está na costa do México. Não saiam. Protejam-se e sigam as indicações da Proteção Civil.”

No Twitter da presidência foi publicado que as chuvas continuariam intensas nas horas seguintes. A mensagem também pedia que a população se mantivesse calma e não espalhasse boatos. Outra postagem alertava para a aparente tranquilidade: “A passagem do olho do furacão Patricia cria uma aparente calma, depois volta com as força dos ventos”.

O coordenador nacional da Defesa Civil, Luis Felipe Puente, tuitou às 21h50min que os governadores de Jalisco, Colima e Nayarit não reportavam nenhuma destruição após a chegada do Patricia. Por volta das 22h45min, as autoridades começaram a receber avisos sobre pequenos alagamentos. A rota prevista do furacão inclui na sequência uma passagem por uma zona montanhosa com vilas isoladas, que podem ser afetadas por deslizamentos de terra.

Abrigos

Na quinta-feira, a Secretaria de Governo do México ativou o comitê de emergências para coordenar as ações diante da chegada do furacão Patricia. Na região da costa Oeste há “1.782 abrigos com capacidade para 259 mil pessoas, que serão ativados, se for necessário”, informou o coordenador nacional de Defesa Civil, Luis Felipe Puente.

“Continuamos patrulhando as comunidades aqui na costa, tanto na área de Puerto Vallarta como em Melaque e La Huerta, alertando a população mais vulnerável para colocá-la em segurança”, disse o diretor da proteção civil, em Jalisco, José Trinidad López Rivas. “Os abrigos estão abertos desde muito cedo para receber as pessoas, e quem não sair das áreas perigosas está correndo um grande risco”, disse. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Professor rastreia jovens gays em site, seduz e depois mata
Quadrilha usava “caveirão da morte” para execuções no RS
https://www.osul.com.br/furacao-patricia-atinge-a-costa-oeste-do-territorio-mexicano/ Furacão Patricia atinge a costa Oeste do território mexicano 2015-10-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar