Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Futuro Aeroporto 20 de Setembro pode atingir 400 nascentes

Compartilhe esta notícia:

Foto do local
Localizada em Portão, a obra também deve desalojar 500 pessoas, acabando com 97 pequenas e médias propriedades. Foto: Honoratto Schech dos Santos / Divulgação

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Prejuízos ao meio ambiente e a pequenas e médias propriedades rurais levaram 97 famílias, compostos por cerca de 500 pessoas, a se mobilizarem contra a construção do Aeroporto 20 de Setembro, em Portão. Os moradores se uniram à Comissão Pró-Aeroporto Salgado Filho e procuraram o Ministério Público. Aos procuradores da República, Enrico Freitas e Nilo Marcelo de Almeida Camargo, denunciaram perdas para a comunidades e o meio natural.

Os moradores mostraram uma série de irregularidades na condução dos procedimentos de escolha e delimitação da área para o novo aeroporto de cargas gaúcho. Reuniram documentos e avaliações técnicas que comprovam que a área de 2.100 hectares é composta por uma riqueza hídrica significativa. Um laudo ambiental preparado pela empresa Roos identificou, no local, em torno de 400 nascentes afloradas pelo Aquífero Guarani, que alimentam as bacias dos rios Caí e dos Sinos, além de uma grande diversidade de flora e fauna.

Os procuradores se comprometeram a examinar o assunto. A expectativa do advogado Beto Moesch, que representa os moradores, é que o Ministério Público Federal instaure um inquérito civil para investigar as denúncias.

Veículo Híbrido
A Toyota entrega veículo híbrido à Brigada Militar, nesta terça-feira, às 11h30min, em frente ao Palácio Pratini.

El Niño
Arrozeiros estão alarmados com o prognóstico de El Niño durante o inverno, prejudicando o plantio no período correto.

Áreas invadidas
O projeto-piloto de conciliação em processos de reintegração de posse de áreas ocupadas em Porto Alegre está instalado e pronto para iniciar as atividades, coordenado pela juíza Geneci Ribeiro de Campos, responsável também pelo Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania.

Maioridade penal
O Ipea divulga, nesta próxima terça-feira, nota técnica com dados sobre a situação social dos jovens brasileiros. O estudo trará ainda informações relativas a questões importantes para o debate sobre a redução da maioridade penal, entre elas, quem são os jovens infratores, quantos são, quais são os principais delitos cometidos e a quais sanções estão sujeitos.

A intenção do documento, intitulado O Adolescente em Conflito com a Lei e o Debate sobre a Redução da Maioridade Penal: esclarecimentos necessários, é permitir que o debate sobre a redução da maioridade penal tenha “reflexões e discussões pautadas em dados e informações inequívocas, capazes de retratar a real dimensão do envolvimento de adolescentes em delitos de alta gravidade”, dizem os responsáveis pelo documento.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Apesar da profunda crise, a Venezuela doará 5 milhões de dólares às vítimas do furacão Harvey, nos Estados Unidos
IPVA 2015 para veículos com placas de final 8 vence nesta semana
https://www.osul.com.br/futuro-aeroporto-20-de-setembro-pode-atingir-400-nascentes/ Futuro Aeroporto 20 de Setembro pode atingir 400 nascentes 2015-06-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar