Últimas Notícias > Notícias > O Facebook e o Instagram vão identificar publicações com fake news

Garoto de 8 anos recebe transplante duplo de mãos nos Estados Unidos

Menino descreveu acordar com novas mãos foi "estranho no começo, mas então é bom". Foto: Reprodução
Mesmo sem as mãos,  menino desenvolveu autonomia e aprendeu  a usar os braços para escrever, comer e até jogar videogame. Foto: Reprodução
Mesmo sem as mãos, menino desenvolveu autonomia e aprendeu a usar os braços para escrever, brincar, comer e até jogar videogame. Foto: Reprodução

Cirurgiões da Filadélfia, no Estados Unidos, fizeram um transplante duplo de mãos em um garoto de apenas 8 anos. Os antebraços de Zion Harvey ainda estão enfaixados, mas já foi possível ver suas novas mãos durante uma coletiva de imprensa convocada por seus médicos nesta semana.

O transplante ocorreu no início do mês no Hospital Infantil da Filadélfia e levou 11 horas para ser completado. Durante o evento, o menino agradeceu sua família e seus médicos por lhe darem apoio e descreveu que acordar com novas mãos foi “estranho no começo, mas depois muito bom”. Harvey é da comunidade de Owing Mills, um subúrbio de Baltimore. Em 2008, com 2 anos, ele desenvolveu septicemia, uma infecção potencialmente fatal, que atacou todo o seu corpo e tornou necessária a amputação de suas mãos e das pernas abaixo do joelho.

O mais jovem transplantado.

Em função do problema, aos 4 anos, o menino teve de ser submetido a um transplante de rim, que foi doado a ele por sua mãe, Pattie Ray. E com a ajuda de próteses de pernas, ele vive uma vida ativa como qualquer outra criança. Mesmo sem as mãos, aprendeu a comer, escrever e jogar videogame. Agora, deve permanecer no hospital e fazer fisioterapia antes de voltar para casa.

Vários adultos nos EUA receberam novos braços ou mãos ao longo dos últimos anos, no entanto, funcionários do hospital acreditam que Harvey é a pessoa mais jovem a fazer a cirurgia no país. O corpo do menino já reagiu bem aos medicamentos antirrejeição, que ele teve de tomar após seu transplante de rim, o que significa que Harvey já era um bom candidato para o transplante de mão, disseram os médicos.