Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Preços da gasolina e da energia elétrica devem ter altas expressivas neste ano, segundo o Banco Central

Compartilhe esta notícia:

Para a gasolina, a previsão de alta em 2015 é de 9,1% (Foto: Lucas Uebel/O Sul)

A gasolina e a energia elétrica, principalmente, devem ter altas expressivas neste ano, segundo estimativa divulgada  nesta quinta-feira (11) pelo BC (Banco Central). Em ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que elevou a Selic (taxa básica de juros) para 13,75% ao ano,  a autoridade monetária estimou em 41% o aumento da energia elétrica em 2015 – acima da projeção de alta 38,3% feita em abril. Para a gasolina, a previsão de aumento neste ano ficou um pouco menor: passou de 9,8% para 9,1%.

O custo de produção de eletricidade no País vem aumentando principalmente desde do final de 2012, com a queda acentuada no armazenamento de água nos reservatórios das principais hidrelétricas do País. O governo anunciou, no início deste ano, que não pretende mais fazer repasses à CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), antes estimados em 9 bilhões de reais, o que provoca elevação das tarifas.

No começo de 2015, o governo também anunciou aumento da tributação sobre a gasolina, por meio da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), do PIS e da Cofins. Essa alta foi repassada para os preços. (AG)

 

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Código de Defesa do Consumidor garante o direito de se arrepender da compra de um produto ou serviço quando feita fora do estabelecimento comercial
Saiba quais biografias estavam proibidas no Brasil
https://www.osul.com.br/gasolina-e-energia-eletrica-devem-ter-altas-expressivas-neste-ano-segundo-o-banco-central/ Preços da gasolina e da energia elétrica devem ter altas expressivas neste ano, segundo o Banco Central 2015-06-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar