Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Gaúcho Luiz Edson Fachin toma posse como novo ministro do Supremo

Compartilhe esta notícia:

Fachin (foto), que fez carreira no Paraná, ocupa a vaga aberta com a saída de Joaquim Barbosa (Foto: André Duse/AE)

Em uma cerimônia concorrida, o jurista e advogado Luiz Edson Fachin tomou posse nesta terça-feira (16) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O novo magistrado ocupará a cadeira deixada aberta, em agosto do ano passado, com a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. Com a chegada de Fachin, a Suprema Corte volta a ter 11 ministros.
Em uma solenidade rápida, que durou menos de 20 minutos, o novo ministro jurou cumprir a Constituição. “Prometo bem cumprir os deveres de ministro do Supremo Tribunal Federal, em conformidade com a Constituição e as leis da República”, disse.

O novo magistrado da Suprema Corte usará nome de Edson Fachin no Supremo. Os ministros, pela regra do tribunal, escolhem dois nomes para serem chamados. A solenidade começou por volta das 16h com a abertura da sessão pelo presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski. Após o hino nacional, executado pela Banda dos Fuzileiros Navais, Fachin foi conduzido ao plenário pelo ministro mais antigo, Celso de Mello, e o mais novo, Luís Roberto Barroso. Depois do juramento, teve a posse assinada por Lewandowski.

À noite, Fachin também receberá convidados para um coquetel em sua homenagem, tradicional após as posses no STF. Diferentemente de outras vezes, porém, em que a comemoração foi paga por entidades de classe do meio jurídico, o coquetel  será bancado pelos mais de 800 convidados, que pagaram 100 reais cada pelo convite.

Fachin começará a trabalhar nesta quarta-feira (17) na Corte. Na semana que vem, julgará na 1ª Turma do STF, composta também pelos ministros Marco Aurélio Mello, Luiz Fux, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. (AG)  

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo estuda a privatização dos Correios
Sem quórum, Congresso não conclui a votação do projeto do governo que prevê a revisão da meta fiscal
https://www.osul.com.br/gaucho-luiz-edson-fachin-toma-posse-nesta-terca-feira-no-supremo/ Gaúcho Luiz Edson Fachin toma posse como novo ministro do Supremo 2015-06-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar