Sábado, 20 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo George Clooney vai se unir a jovens da Flórida em marcha por controle de armas

Compartilhe esta notícia:

A “Marcha por Nossas Vidas” é uma das várias manifestações sendo organizadas por alunos de todo o país em apoio a leis mais rigorosas de controle de armas. (Foto: Reprodução)

O ator George Clooney e sua esposa, Amal, disseram nessa terça-feira que vão doar 500 mil dólares à “Marcha por Nossas Vidas”, que acontecerá em Washington, e que caminharão ao lado de estudantes para apoiar o controle de armas, depois de um incidente com tiros em uma escola na Flórida deixar 17 mortos na semana passada.

“Nossa família estará lá no dia 24 de março para ficar lado a lado desta geração incrível de jovens de todo o país, e em nome de nossos filhos, Ella e Alexander, estamos doando 500 mil dólares para ajudar a pagar por este evento revolucionário. As vidas de nossos filhos dependem disso”, disse Clooney, em comunicado.

O ator de Onze Homens e um Segredo e sua esposa e advogada de direitos humanos, Amal, que deu à luz aos gêmeos Ella e Alexander em 2017, são conhecidos por doar grandes quantias de dinheiro a causas políticas.

No ano passado, eles doaram um milhão de dólares à organização de assistência legal Southern Poverty Law Center depois que uma manifestação de supremacistas brancos em Charlottesville, no Estado da Virgínia, provocou protestos e a morte de uma mulher.

Alunos da escola de ensino secundário Marjory Stoneman Douglas, da Flórida, onde um ex-aluno de 19 anos foi acusado de cometer um massacre com um fuzil de assalto semiautomático estilo AR-15 no dia 14 de fevereiro, estão ajudando com o planejamento da marcha.

A “Marcha por Nossas Vidas” é uma das várias manifestações sendo organizadas por alunos de todo o país em apoio a leis mais rigorosas de controle de armas e em desafio a políticos que eles dizem ter sido incapazes de protegê-los. Diversos ônibus de estudantes da Flórida seguiram para a capital do Estado, Tallahassee, nesta terça-feira para pedir a proibição de fuzis de assalto.

Outras celebridades expressaram seu apoio aos esforços dos estudantes nas redes sociais, como Justin Bieber, Lady Gaga e Cher.

A posse de armas é garantida pela Segunda Emenda da Constituição dos Estados Unidos, e continua sendo um dos temas mais controversos do país.

Pressão na Casa Branca

Há quase 11 anos, Abigail Spangler organizou manifestações em defesa do controle de armas em reação ao ataque a tiros que deixou 32 mortos na universidade Virginia Tech, nos EUA. Ontem, sua filha de 16 anos, Eleanor Nuechterlein, liderou protesto de estudantes secundaristas em frente à Casa Branca para exigir uma resposta do Congresso e do presidente Donald Trump ao massacre de 17 pessoas em uma escola da Flórida.

O tempo que separou os dois eventos foi marcado pela inação dos parlamentares americanos diante da proliferação de armas nos EUA, em especial dos fuzis de estilo militar que passaram a ser o instrumento preferido dos que atiram indiscriminadamente contra multidões. “Não queremos ser conhecidos como a geração dos ataques em massa nas escolas. Queremos ser conhecidos como a geração que fez alguma coisa a respeito disso”, afirmou Nuechterlein.

A adolescente disse temer que sua escola um dia seja alvo de um ataque a tiros. A demanda mais imediata dos estudantes é a verificação de antecedentes em todas as venda de armas no país. Atualmente, as que são realizadas entre particulares ou em feiras estão isentas de qualquer controle. Segundo estudo publicado no ano passado, 22% das transações ocorrem sem verificação de antecedentes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Fotomontagem do inglês Sebastian David, que era gordo e virou fisiculturista
Apelidado de “Banha” pelos amigos, homem muda hábitos e vira fisiculturista
O número de casos de sarampo cresceu 400% na Europa em 2017
https://www.osul.com.br/george-clooney-vai-se-unir-jovens-da-florida-em-marcha-por-controle-de-armas/ George Clooney vai se unir a jovens da Flórida em marcha por controle de armas 2018-02-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar