Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Google recebeu uma multa bilionária por favorecer as compras on-line

Compartilhe esta notícia:

A empresa nega as acusações e diz que os resultados das buscas facilitam a experiência dos consumidores. (Foto: Divulgação)

Autoridades regulatórias europeias multaram o Google nesta terça-feira (27) em 2,42 bilhões de euros por favorecer ilegalmente o seu serviço de compras. O valor, equivalente a R$ 8,9 bilhões, é um recorde nesse tipo de ação. A maior multa até então, de 1 bilhão de euros (R$ 3,7 bilhões), havia sido imposta à Intel em 2009.

A Comissão Europeia (braço Executivo da União Europeia) afirmou que o Google tem 90 dias para interromper as práticas consideradas irregulares. Caso o Google não cumpra a decisão, terá que pagar novas multas diárias de até 5% da média diária do volume de negócios mundial da Alphabet, sua empresa-pai.

A acusação é de que o site favorece seu próprio sistema de comparação de preços – Google Shopping – dentro do seu mecanismo de buscas. Havia queixas há anos vindas de rivais como Yelp, FairSearch e TripAdvisor. Margrethe Vestager, a comissária europeia responsável pela investigação, afirmou que o Google “criou diversos produtos e serviços inovadores que fizeram a diferença nas nossas vidas, o que é uma coisa boa. Mas a estratégia de seu mecanismo de comparação de preços não foi simplesmente atrair consumidores com um produto melhor do que o de seus rivais. Em vez disso, o Google abusou de seu domínio no mercado como mecanismo de busca ao promover seu próprio serviço nas buscas e minimizar os de seus competidores”.

Segundo o relatório da Comissão Europeia, os resultados dos serviços de comparação de preço não seguem as regras gerais de busca. Rivais são prejudicados pelo algoritmo – e, portanto, recebem menos cliques, impactando o valor de seus anúncios. Esse tipo de serviço depende do fluxo de visitas.

Mais acessos

Com as práticas irregulares, o Google ampliou o número de acessos a seus serviços em 45 vezes no Reino Unido e em 35 vezes na Alemanha, por exemplo, enquanto rivais perderam respectivamente 85% e 92% do tráfego nesses dois países.

A empresa nega as acusações e diz que os resultados das buscas facilitam a experiência dos consumidores. O serviço de comparação de preços do Google foi lançado na Europa em 2004 com o nome Froogle. O produto passou a ser conhecido como Google Product Search em 2008 e, desde 2013, se chama Google Shopping.

Consumidores podem comparar preços de diversas plataformas simultaneamente, como Amazon e eBay. O domínio do mercado em si não é ilegal na União Europeia, diz o relatório das autoridades regulatórias, mas é necessário que as firmas não abusem de sua posição, restringindo a competição. O Google é acusado, em outro caso, de utilizar seu sistema operacional Android para prejudicar rivais. É esperado que a Comissão Europeia mantenha a linha dura também nessa acusação. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Presidente do PT do Rio de Janeiro prega “luta aberta” nas ruas caso o ex-presidente Lula seja condenado
Doação de Biblioteca de Livros Raros
https://www.osul.com.br/google-e-multado-em-r-9-bilhoes-por-favorecer-o-seu-sistema-de-comparacao-de-precos/ O Google recebeu uma multa bilionária por favorecer as compras on-line 2017-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar