Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Google muda algoritmo para que notícia falsa não apareça em destaque na busca

Compartilhe esta notícia:

As medidas vêm após meses de críticas a Google e Facebook por hospedarem informações enganosas, particularmente as relacionadas à eleição presidencial americana de 2016 (Foto: Reprodução)

O Google não está planejando retirar notícias falsas de seus resultados de buscas, mas ela está tentando fazer com que elas não apareçam no topo da lista. A Alphabet está fazendo uma rara mudança abrangente em seu algoritmo para evitar que artigos ofensivos ou falsos tenham destaque.

A empresa também está criando regras para estimular seus raters – equipe de mais de dez mil pessoas que avalia os resultados de buscas – a sinalizar páginas que tenham notícias falsas, teorias da conspiração e o que a Google classifica como conteúdo “de baixa qualidade”.

As medidas vêm após meses de críticas a Google e Facebook por hospedarem informações enganosas, particularmente as relacionadas à eleição presidencial americana de 2016.

Executivos da gigante das buscas alegaram que esse tipo de páginas representa uma fração relativamente pequena de todas as categorizadas em sua base de dados. Por isso, alega, ainda não tinha lidado com a questão.

“Não era uma fração grande das buscas – apenas cerca de um quarto de porcento do nosso tráfego – mas são buscas importantes”, disse Ben Gomes, vice-presidente de engenharia da Google.

Enquanto o Facebook enfrentou forte reação pela disseminação de notícias falsas na rede social, a Google foi criticada por resultados que apareciam entre os primeiros em certas buscas.

Por exemplo, em março, quem procurava por “Obama está planejando um golpe?” encontrava no topo um texto flagrantemente falso, que também era exibido em forma resumida – uma caixa de texto que o buscador mostra em algumas pesquisas para dar respostas rápidas e que teriam autoridade. Gomes usou isso como um exemplo do tipo de resultado que as mudanças pretendem ocultar.

“Estamos destacando conteúdo de baixa qualidade nos resultados de busca”, acrescentou o executivo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O exibicionismo nas redes sociais pode gerar depressão e transtornos alimentares
A empreiteira OAS agora quer delatar propina para dirigentes de fundos de pensão e membros do poder Judiciário
https://www.osul.com.br/google-muda-algoritmo-para-que-noticia-falsa-nao-apareca-em-destaque-na-busca/ Google muda algoritmo para que notícia falsa não apareça em destaque na busca 2017-04-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar