Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Governador de Minas Gerais é suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro

Compartilhe esta notícia:

A exemplo do que acontece com o governo federal, o PMDB se queixa de que Pimentel não dialoga com os aliados e não dá espaço para o partido atuar (Foto: Elza Fiúza/Abr)

A PF (Polícia Federal) pediu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) o indiciamento do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), mas a PGR (Procuradoria-Geral da República) deu um parecer contrário à solicitação. O chefe do Executivo mineiro é um dos principais alvos da Operação Acrônimo, que apura vestígios de ilegalidades na campanha do petista ao Palácio da Liberdade, em 2014.

A mesma investigação mira em suspeitas de compra de medidas provisórias e de favorecimento a empresas com empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no período em que Pimentel comandava o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, pasta à qual o banco de fomento é vinculado.

Conforme apuração do jornal Folha de S.Paulo, na avaliação da PF, o governador pode ser indiciado sob suspeita dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko posicionou-se contra a requisição da PF, argumentando que não cabe à corporação indiciar “autoridades com prerrogativa de função” no STJ. “Ademais, [a Legislação] não prevê que o Ministério Público Federal autorize a realização desse tipo de procedimento inquisitorial”, sustentou no despacho.

Tanto o pleito da PF quanto a manifestação da Procuradoria estão no gabinete do ministro do STJ Herman Benjamin, relator da Acrônimo na Corte. Na volta do recesso do Judiciário, o magistrado baterá o martelo a respeito do impasse. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

“Não é algo que me interessa”, disse a apresentadora Oprah Winfrey sobre concorrer à presidência dos EUA em 2020
Condenado na França, professor da Universidade do Rio de Janeiro nega ligação com terrorismo
https://www.osul.com.br/governador-de-minas-gerais-e-suspeito-de-corrupcao-e-lavagem-de-dinheiro/ Governador de Minas Gerais é suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro 2016-01-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar