Últimas Notícias > Colunistas > TRF, Lula e Moro

Governo adia venda de ações do Banrisul,e futuro do décimo terceiro salário dos servidores fica ainda mais incerto

Venda das ações no valor atual não seria vantajoso para o Estado. (Foto: Banco de Dados)

O governo do Estado informou ontem, que decidiu adiar a venda de ações do Banrisul em virtude das condições desfavoráveis do mercado. O adiamento, evita que o governo tenha uma frustração de pelo menos R$ 400 milhões, que é a diferença da cotação das ações no inicio de outubro, em relação ao atual momento. O governo gaúcho pretende vender 128 milhões de ações, sendo 99,2 milhões delas ordinárias e as 28,8 milhões restantes, preferenciais. Quando anunciou a disposição de vender as ações, no início de outubro, o valor de mercado estava em R$ 2,7 bilhões. De lá para cá, houve uma queda de aproximadamente 20%, o que indicou não ser o melhor momento para a venda agora. Com isso, o governo aguarda novo momento de valorização das ações, mas deixa de contar com essa alternativa para quitar a folha de pagamento de outubro dos servidores, e o pagamento do 13º salário fica ainda mais incerto.

Câmara aprovou novo Refis do Simples

Com apoio do presidente Michel Temer, que liberou a base do governo, a Câmara dos Deputados aprovou, ontem, projeto de lei que cria um programa de parcelamento de dívidas do Simples, regime tributário voltado para as micro e pequenas empresas. A proposta tem as mesmas regras do Refis para as médias e grandes empresas, aprovado em outubro pelo Congresso. O Refis do Simples exigirá o pagamento de um “sinal” de 5% do total da dívida consolidada, que pode ser parcelado em cinco meses. Quem optar por pagar à vista terá desconto de 90% nos juros e 70% nas multas. O parcelamento em 145 vezes abaterá 80% dos juros e 50% das multas. Quitar a dívida em 175 meses reduzirá os juros em 50% e as multas em 25%.

Nelson Jobim no debate do PMDB gaúcho

O ex-ministro Nelson Jobim é o convidado do Movimento Refundação do PMDB gaúcho,e fará na segunda-feira às 19 horas no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, a palestra “Constituição Cidadã: avanços e retrocessos”. Participam como mediadores, os ex-deputados constituintes Germano Rigotto e o deputado Ibsen Pinheiro. Atualmente, Jobim é sócio do Banco BTG Pactual.

Especulações em torno do ex-ministro

O nome de Nelson Jobim, vez por outra surge como alternativa do PMDB para uma disputa presidencial em 2018. Por ora, o ex-ministro não tem estimulado esse debate.

Taxa de Juros chega a queda histórica no país

O anúncio feito ontem pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, de redução da taxa básica de juros, a Selic, de 7,5% ao ano para 7% ao ano, cria uma nova mínima histórica desde a adoção do regime de metas para a inflação, em 1999. O mais importante: o Copom acenou com a possibilidade de novo corte em 2018.

OAB e o bom senso

A OAB gaúcha decidiu marcar a solenidade de entrega das carteiras aos novos advogados em Porto Alegre, para o próximo dia 12, às 15 horas. Exatamente na mesma data e hora da partida do Grêmio, na semifinal do campeonato Mundial de Clubes. Faltou bom senso.

Deixe seu comentário: