Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Governo brasileiro barra novo embaixador designado por Israel

Compartilhe esta notícia:

Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF). (Foto: Patrick Grosner/Folhapress)

O governo brasileiro vai segurar a aceitação do embaixador designado por Israel, Dani Dayan, até que Israel entenda que o “agrément” (como o jargão diplomático designa a luz verde) não será concedido e, em consequência, troque o nome. O site “Times of Israel” informa que o governo israelense só espera até o Natal pelo “agrément”.

Uma comparação com o que aconteceu com o novo embaixador argentino, Carlos Magariños, mostra claramente o gelo que o Itamaraty está aplicando a Dayan: Magariños foi indicado no dia 12 de dezembro e, no dia 15, já estava aprovado.

Parece que a confiança com Israel não é tão profunda: indicado em 5 de agosto, Dayan não recebeu o aval, quatro meses e meio depois. Seu antecessor, Reda Mansour, já se despediu oficialmente do Brasil, em almoço que lhe foi oferecido pelo Itamaraty no último dia 14.

Há dois problemas com Dayan. O Itamaraty não gostou do fato de que o Ministério israelense de Relações Exteriores anunciou a designação de Dayan publicamente, antes de comunicá-la ao governo brasileiro e receber deste o “agrément” de praxe. Além disso, houve várias gestões extraoficiais para apressar a aprovação de Dayan. Uma delas foi um telefonema do ministro israelense de Defesa, Moshe Yaalon, a seu par brasileiro, Jaques Wagner (também judeu), intercedendo pelo embaixador designado. (Clóvis Rossi/Folhapress)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Conselho Nacional de Justiça acredita que o País pode ter menos presos do que os números oficias indicam
FBI descobre contas secretas de Ricardo Teixeira na Suíça
https://www.osul.com.br/governo-brasileiro-barra-novo-embaixador-designado-por-israel/ Governo brasileiro barra novo embaixador designado por Israel 2015-12-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar