Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Governo dos EUA acusa jogador mexicano Rafa Márquez de envolvimento com tráfico de drogas

Compartilhe esta notícia:

Rafa Márquez atuou na seleção mexicana e em clubes como Barcelona. (Foto: Reprodução)

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos divulgou, nesta quarta-feira (9), o nome de 21 mexicanos acusados de envolvimento com o tráfico de drogas no país. Entre eles, está o de Rafael Márquez, experiente zagueiro do Atlas e da seleção mexicana.

 

A presença na lista de suspeitos implica em punições imediatas, como a perda do visto americano, por exemplo. Os bens do jogador sob jurisdição ou controle do país serão congelados, e todas as empresas dos Estados Unidos passam a ser proibidas de se relacionarem com ele.

De acordo com a investigação do país, Rafa Márquez, de 38 anos, é uma das principais peças de um esquema de lavagem de dinheiro do traficante Raúl Flores Hernandez. Outras 42 empresas de diversos ramos do México também foram indiciadas, como o clube de futebol Deportivo Morumbi.

“Raul Flores Hernández opera há décadas por causa de seus relacionamentos de longa data com outros cartéis de droga e de seu uso de laranjas para mascarar seus investimentos de lucros ilegais de drogas”, disse o diretor da Ofac, John E. Smith, em um comunicado, classificando a medida como uma “grande ação conjunta” com o México.

Flores Hernández manteria alianças estratégicas com os líderes do cartel de Sinaloa, assim como do cartel de Jalisco Nueva Generación. Suas relações com os líderes destes carteis permitiram a Flores operar desde a década de 1980 em Guadalajara, Jalisco, e Cidade do México, informou o comunicado.

O jogador mexicano teria como cúmplice o cantor Julión Álvarez. “Ambos têm uma relação duradoura com Flores Hernández e atuaram como seus sócios e testas-de-ferro, bem como da sua organização de narcotráfico, e tiveram como sua propriedade ativos que eram dele”, explicam.

Flores tem acusações por tráfico de drogas nos Estados Unidos desde 2001. Neste ano foi preso por posse e tráfico de maconha na Califórnia e sentenciado a 10 meses de prisão, passando 10 meses preso e dois anos em liberdade condicional. Dez anos depois seu nome foi incluído em uma lista de narcotraficantes que tinham recompensa anunciada de mais de 270 mil dólares. Em 2013 as autoridades mexicanas desconheciam seu paradeiro. Conhecido também como “El Tío”, foi acusado de tráfico de cocaína em 2016, caso que ainda depende de sentença.

Rafa Márquez, de 38 anos, é o capitão da seleção mexicana e, ao longo da carreira, defendeu clubes como Barcelona entre 2003 e 2010, conquistando a Liga dos Campeões (duas vezes), Monaco e New York Red Bulls. Atualmente, ele joga no Atlas de Guadalajara, time da primeira divisão mexicana. Conquistou quatro vezes o Campeonato Espanhol.

O zagueiro já defendeu o México em quatro edições da Copa do Mundo e disputou a Copa das Confederações deste ano com a seleção de seu país. De acordo com o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, agências do governo mexicano trabalharam em conjunto, incluindo o Ministério das Finanças do México, para aplicar sanções financeiras.

tags: futebol

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Mulher heroína salva a vida de sete pessoas em inundação no Texas
Motociclista é flagrada levando cão a mais de 110 km/h em estrada nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/governo-dos-eua-acusa-jogador-mexicano-rafa-marquez-de-envolvimento-com-trafico-de-drogas/ Governo dos EUA acusa jogador mexicano Rafa Márquez de envolvimento com tráfico de drogas 2017-08-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar