Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Governo e Cpers se reúnem em nova rodada de negociação

Compartilhe esta notícia:

Secretários de Educação, Luís Alcoba, e da Casa Civil, Márcio Biolchi, coordenaram a reunião. (Foto: Evandro Oliveira/Seduc)

O governo do Estado deve encaminhar ainda hoje o documento com alterações acordadas durante reunião nesta quarta-feira (6), com o Comando de Greve do Cpers-Sindicato (Centro dos Professores do Estado – Sindicato dos Trabalhadores em Educação),  no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre.

Segundo o Cpers, a posição do governo será levada ao Conselho Geral da entidade, na noite de hoje, e à Assembleia Geral da categoria, que ocorre amanhã, às 12h30min, na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre.

O governo do Estado e o Comando de Greve repassaram todos os pontos da última versão do documento entregue pelo Executivo e que não foi aceito pelos educadores na última Assembleia da categoria, no dia 24 de junho. Entre as questões abordadas, o Comando de Greve exigiu a garantia, de forma clara no documento, de que o governo revogará a portaria do Difícil Acesso, não descontará os dias parados dos educadores que aderiram à greve e a não criminalização de estudantes, professores e funcionários de escola que participaram de ocupações ou de movimentos grevistas.

“Essas questões já estavam no documento apresentado pelo governo, mas colocamos a necessária reformulação do texto para que o compromisso do governo com a categoria ficasse mais claro”, afirmou a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.

Além disso, o Comando ressaltou a importância de o governo atender outros pontos importantes, como estabelecer uma Mesa de Negociação para discutir a questão salarial, nomear professores e funcionários aprovados no último concurso, realizar concurso para funcionários de escola e professores, não mexer nos Planos de Carreira da categoria e no IPE.

Participaram do encontro os secretários de Educação, Luís Alcoba, e da Casa Civil, Márcio Biolchi.
“Nós retomamos toda a pauta de reivindicações, inclusive em algumas questões que já havíamos firmado compromisso, como o difícil acesso e a nomeação de professores. Em relação à pauta de reajuste salarial, deixamos bem claro que não há possibilidade neste momento em função da grave crise financeira do Estado”, disse Alcoba.

Em relação ao ponto dos grevistas, o secretário voltou a frisar que a reposição dos dias descontados será feita pelo governo ao final da greve, desde que haja o compromisso de recuperação das aulas, em um calendário que será reorganizado pelas direções das escolas, com a concordância do Conselho Escolar e a homologação por parte das Coordenadorias Regionais de Educação.

 

 

tags: educação

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A Assembleia Legislativa Gaúcha aprovou o projeto que permite a extinção da Companhia Estadual de Silos e Armazéns
Ex-ministro do Turismo e ex-miss Bumbum se separam
https://www.osul.com.br/governo-e-cpers-se-reunem-em-nova-rodada-de-negociacao/ Governo e Cpers se reúnem em nova rodada de negociação 2016-07-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar