Últimas Notícias > Notícias > Brasil > Dia vira noite em São Paulo: escuridão foi causada por fumaça das queimadas na Amazônia

Governo paga primeira parcela da dívida com municípios na área da Saúde

Secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. (Foto: Divulgação/ Governo RS)

A primeira parcela da dívida do governo do Rio Grande do Sul com os municípios gaúchos foi depositada nesta terça-feira (11). Os valores são referentes aos exercícios de 2014 a 2018, da área da Saúde. O anúncio foi feito em um encontro com prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Herdado das gestões anteriores, o passivo chega a R$ 216 milhões e será quitado em 16 parcelas consecutivas, conforme anunciado em 20 de maio pelo governador Eduardo Leite. O primeiro pagamento, no valor de R$ 14,5 milhões, quitará a dívida empenhada com 385 municípios entre os anos de 2014 e 2017. As 15 parcelas restantes quitarão a dívida do exercício de 2018.

Paralelamente, o estado afirma que vem mantendo a regularidade dos repasses a municípios e hospitais referente ao exercício de 2019. “Esperamos poder manter essa regularidade, de pagar o passado e o presente, qualificando assim o que é mais nobre na gestão pública em saúde: a organização da atenção primária”, disse a secretária. O RS, conforme o executivo estadual, já quitou os valores de janeiro, fevereiro e março com os municípios.

Deixe seu comentário: