Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Governo prevê uso maior de térmicas, e contas de luz devem ficar mais caras

Compartilhe esta notícia:

Uso de térmicas encarece a geração de energia (Foto: Reprodução)

A falta de chuvas e o baixo armazenamento de água nos reservatórios das hidrelétricas devem levar a um uso maior das usinas termelétricas nos próximos meses, o que, se confirmado, vai provocar o encarecimento das contas de luz.

A previsão está em uma nota divulgada na quarta-feira (08) pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que reúne representantes de diversos órgãos do governo ligados ao setor. “Apesar de assegurado o abastecimento de energia para o ano de 2017, as condições hidrológicas desfavoráveis deverão levar a despachos térmicos mais volumosos, significando um aumento no custo da operação do sistema”, diz a nota.

O sistema elétrico brasileiro prevê o aumento do uso de termelétricas no País para poupar água dos reservatórios das hidrelétricas. Entretanto, quanto mais térmicas acionadas, maior o custo de geração de energia. Isso porque as termelétricas queimam combustíveis, como gás natural, óleo e carvão, para gerar energia. A energia gerada por elas é, portanto, mais cara do que a produzida pelas hidrelétricas.

Desde 2015, está em vigor no País o sistema de bandeiras tarifárias, que criou uma cobrança extra nas contas de luz. Os recursos são usados para cobrir custos adicionais criados pelo uso das termelétricas. Pelo sistema, a cor da bandeira muda de acordo com o custo da produção de energia no País, que é influenciado, portanto, pelo uso maior ou menor das termelétricas.

Se nos próximos meses o uso de termelétrica aumentar, a bandeira pode mudar de cor, passando para um dos dois patamares de vermelho, o que elevaria a cobrança extra para até R$ 3,50 para cada 100 kWh consumidos. Em 2016, os brasileiros pagaram R$ 3,3 bilhões a mais nas contas de luz, via bandeiras tarifárias, para cobrir custos extras do setor elétrico. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Discurso de Temer sobre a mulher provoca críticas nas redes sociais
Ministro do TSE intima mais um delator da Odebrecht para acareação nesta sexta-feira
https://www.osul.com.br/governo-preve-uso-maior-de-termicas-e-contas-de-luz-devem-ficar-mais-caras/ Governo prevê uso maior de térmicas, e contas de luz devem ficar mais caras 2017-03-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar