Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Governo Temer dá preferência a servidores de carreira

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Marcelo Camargo/Abr)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O ministro da Casa Civil Eliseu Padilha garante que nas substituições de chefias,o presidente interino Michel Temer dará preferência,sempre que possível,a servidores de carreira de cada ministério. Mesmo na Casa Civil, Padilha revela que adotou essa orientação: “aqui, no meu caso, compomos o nosso grupo diretor, que são os subchefes e adjuntos e a secretaria, com pessoas marcantemente de carreira. As únicas áreas em que trouxemos as pessoas são a comunicação social e a jurídica.

Portanto, dei e dou preferência absoluta ao servidor de carreira e, com isso, a gente tem a memória mais ou menos garantida. Quando eu necessitar de algum assunto que aqui na Casa Civil não exista, se vê o ministério que é a ponta, e se demanda entre os servidores de quadro. Porque esses cargos de confiança, de pessoas que entram e saem, são proporcionalmente muito poucos.

É um número muito pequeno. Ao sair, a memória fica nos cargos de carreira de Estado. Então, não tivemos o temor. O que havia era uma expectativa fruto de especulações. Encontramos muito melhor do que acabamos sendo induzidos a pensar — algo fruto da guerrilha, da luta política que se estabeleceu”.

A presença de mulheres e negros

Eliseu Padilha concedeu uma entrevista ao Correio Braziliense,na qual justifica que, se num primeiro momento o governo não indicou mulheres,negros e representantes de outros segmentos para cargos de gestão. Segundo explica, “ os partidos convidados a apresentarem nomes,não se fixaram em indicações direcionadas para esses segmentos Não houve esquecimento. Vamos lembrar que a Ellen Gracie foi convidada para ser ministra da CGU, no ministério da transparência. Outra mulher também foi convidada para ser ministra na AGU. Buscamos, mas naquilo que dependia da indicação dos partidos, a autonomia era deles. “

Começam as demissões

Os atos de demissão de cargos de confiança publicados na ultima sexta-feira pelo Diario Oficial da União,atingem num primeiro momento, secretários e diretores dos ministérios da Fazenda e da Cultura,e o Gabinete do Governo, criado pela presidente Dilma Rousseff para acomodar o ministro Jacques Wagner. Alguns gaúchos que poucos sabiam, exerciam cargos em Brasília, constam da lista.

A eleição na Famurs

A Famurs (Federação das Associações de Municipios do Estado) formaliza nesta terça-feira,a eleição para o seu novo presidente. Pelo critério de rodízio entre os chamados grandes partidos, os prefeitos deverão referendar o nome do prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto da Silva, indicado pelo PDT para o mandato que vai se iniciar dia 7 de julho.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Trapalhadas do governo interino!
A lixeira de 80 milhões
https://www.osul.com.br/governo-temer-da-preferencia-a-servidores-de-carreira/ Governo Temer dá preferência a servidores de carreira 2016-05-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar