Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Gregos tomam as ruas e protestam contra exigências de credores

Compartilhe esta notícia:

Gregos protestam na frente do Parlamento em Atenas. (Foto: Petros Karadjias/AP)

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pediu que o povo rejeite no referendo de 5 de julho as propostas de reforma necessárias para obter ajuda internacional e evitar um calote de sua dívida. A declaração foi feita em entrevista a uma rede de TV pública do país, nesta segunda-feira (29).

O país foi alertado de que se o referendo decidir contra o acordo (pelo “não”) levaria Atenas à saída do bloco econômico. “Eu não acho que o plano deles seja expulsar a Grécia da zona do euro, mas acabar com as esperanças de que pode haver políticas diferentes na Europa”, disse o primeiro-ministro em uma televisão pública.

O premiê grego também assinalou em seu discurso que os gregos “sobreviverão sem um programa [de resgate]”. “Vamos sobreviver e vamos escolher nosso futuro”, disse. “Nossa escolha é permanecer na zona do euro. Somos hóspedes na Europa. A Grécia está no coração da Europa”.

Tsipras disse não achar que os credores querem que a Grécia saia da zona do euro, alegando que o custo disso seria enorme. Ele afirmou que se os credores fizerem uma oferta, Atenas pagará o FMI na terça. “Meu telefone está ligado todo o dia. Quem me ligar eu sempre atendo”, disse.

Referendo é “arma para negociar”

Segundo ele, os líderes europeus apoiam o pedido da Grécia para estender o programa de ajuda por mais alguns dias. O país pediu um prazo para fazer um referendo no próximo dia 5 de julho.

Nele, o povo grego decidiria se aceita as reformas propostas pelos credores internacionais. Tsipras disse que vai respeitar a decisão do povo grego “qualquer que seja”, e após a votação o governo retomará as negociações. “O referendo dará à Grécia melhores armas para negociar”.

Na noite desta segunda (29), milhares de gregos reuniram-se em frente ao Parlamento em Atenas para dizer “não” às reformas exigidas pelos credores, seis dias antes do referendo proposto. (G1)

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Lula nega que tenha recebido quaisquer valores ilícitos durante ou depois de seu mandato
Ao chamar Palocci de mentiroso e frio, Lula desagradou até os amigos petistas
https://www.osul.com.br/gregos-tomam-as-ruas-e-protestam-contra-exigencias-de-credores/ Gregos tomam as ruas e protestam contra exigências de credores 2015-06-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar