Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Há duas semanas na Casa Branca, Donald Trump coleciona rixas diplomáticas

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Em duas semanas de governo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já coleciona confrontos diplomáticos, tanto com países considerados hostis a Washington como com antigos aliados. Este é o caso da Austrália, cujo premiê, Malcolm Turnbull, foi alvo da ira de Trump, segundo o Washington Post. O jornal afirmou que o republicano se irritou com Turnbull durante o telefonema entre eles no último sábado (28).

Turnbull cobrou dele o cumprimento de um acordo, firmado ainda no governo de Barack Obama, que prevê a transferência de alguns dos 1,6 mil refugiados abrigados nas ilhas pacíficas de Nauru e Papua-Nova Guiné – em troca, a Austrália deveria abrigar deslocados de países como Guatemala, Honduras e El Salvador.

No telefonema, Trump disse que o pacto é “o pior do mundo”, segundo o jornal. Ele teria encerrado a ligação antes do previsto, dizendo que a conversa “foi de longe a pior” que teve com líderes estrangeiros. Na quinta-feira (2), em uma rede social, ele disse que iria “estudar este acordo estúpido”. Depois, minimizou, afirmando que telefonemas duros “não devem ser motivo de preocupação”.

Questionado sobre o incidente, Turnbull disse preferir que “as conversas sejam conduzidas de maneira privada” e afirmou que a relação com os Estados Unidos continua forte. Na véspera, Trump voltou-se contra o Irã, depois de o país ter feito dois testes com mísseis balísticos. A Casa Branca colocou Teerã em “aviso prévio”, sem explicar o que isso poderia significar.

Em seu canal oficial, o presidente disse que os iranianos deveriam ser “gratos pelo terrível acordo que os Estados Unidos fizeram”.]Ele fazia referência ao pacto nuclear firmado em 2015 com as potências mundiais, tendo Obama como grande fiador.

Ele deu a entender que poderia agir militarmente ao dizer, numa reunião, que “todas as opções estão sobre a mesa para lidar com o Irã”.Ali Akbar Velayati, conselheiro do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, respondeu: “Não é a primeira vez que uma pessoa inexperiente ameaçou o Irã”.

Para Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas, “o ambiente é de altíssima incerteza”. Segundo ele, a posição de Trump deve trazer consequências geopolíticas principalmente para a Ásia, o Oriente Médio e a Europa. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Estado do Alasca pode autorizar consumo de maconha em lojas
Contadora do setor de propinas da Odebrecht foi a primeira a revelar aos investigadores como funcionava o setor de propinas da empresa
https://www.osul.com.br/ha-duas-semanas-na-casa-branca-donald-trump-coleciona-rixas-diplomaticas/ Há duas semanas na Casa Branca, Donald Trump coleciona rixas diplomáticas 2017-02-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar