Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Hackers roubam 27 milhões de dólares em bitcoin falsificando um site

Compartilhe esta notícia:

Recomendação é trocar senha de sites para se proteger de hackers. (Foto: Reprodução)

Uma quadrilha especializada em crimes virtuais roubou o equivalente a 27 milhões de dólares em criptomoedas na Europa. O grupo de seis criminosos aplicou um golpe relativamente antigo na internet, que consiste em criar um endereço de site parecido com o endereço de outro site legítimo e falsificar sua página inicial ou tela de login, de modo que os usuários do portal verdadeiro sejam atraídos para o falso e entrem com seus dados, repassando aos bandidos informações como e-mail e senha.

A partir daí os criminosos podem acessar o site original e agir como se fossem os usuários. Neste caso, a página clonada foi a de uma exchange. De posse do login e senha dos usuários, os bandidos puderam “limpar” suas contas, transferindo suas quantias em criptomoedas para suas próprias carteiras.

Até agora, foram identificadas mais de 4 mil vítimas em 12 países, mas é possível que esse número seja muito maior, assim como o valor final desviado.

Na última terça-feira (25), a quadrilha (cinco homens e uma mulher), foi presa por agentes holandeses e britânicos da Europol, dando fim a uma investigação que durou 14 meses. Eles foram capturados em suas casas, em Amsterdã, Roterdã e Inglaterra.

Infelizmente, a Europol não divulgou o nome da exchange que sofreu o prejuízo.

Cada vez mais comum

Recentemente, outro golpe aplicado na venda de tokens falsos usou uma tática semelhante: os criminosos criaram o site Calìbra.com esperando que usuários desatentos chegassem nele ao tentar acessar o Calibra.com, que é o site do projeto da moeda digital do Facebook.

Moeda do Facebook

Já há algum tempo temos ouvido falar de uma grande investida do Facebook no mercado das criptomoedas com a Libra. Agora, a própria companhia apresenta oficialmente a novidade, que traz planos ousados envolvendo transações digitais e reais – unindo aí tecnologia blockchain, pagamentos e contas digitais e sistemas de recompensas.

Inicialmente, o objetivo é oferecer uma alternativa para os desbancarizados, com uma carteira digital própria – a Calibra, falaremos sobre isso logo abaixo – e uma moeda apoiada por uma reserva de ativos, tão estável quanto o dólar. Essa é a grande diferença para a Bitcoin, que age mais como um ativo especulativo. A ideia é em breve ser realmente uma central de negócios descentralizada, capaz de suportar uma ampla gama de produtos financeiros, de sistema bancário aos empréstimos e crédito.

Para regular o mercado e evitar problemas com as instituições tradicionais, o Facebook conseguiu verba e apoio de 29 parceiros, que estão juntos na Associação Libra. Entre os integrantes estão firmas de capital de risco, organizações sem fins lucrativos, empresas de criptografia e grandes grupos financeiros, telecomunicações e provedores de serviços de tecnologia, incluindo Coinbase, Mastercard, Visa, eBay, PayPal, Stripe, Spotify, Uber, Lyft e Vodafone.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ministro do Supremo proíbe viagem ao Caribe do senador que está em prisão domiciliar
“Ninguém em uma primeira viagem carrega 39 quilos de cocaína”, diz Bolsonaro
https://www.osul.com.br/hackers-roubam-27-milhoes-de-dolares-em-bitcoin-falsificando-um-site/ Hackers roubam 27 milhões de dólares em bitcoin falsificando um site 2019-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar