Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Haddad criticou Bolsonaro e afirmou que a “esperança vencerá o medo mais uma vez”

Compartilhe esta notícia:

Haddad com Manuela e Dilma em Belo Horizonte. (Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)

O candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) publicou um texto na tarde deste sábado (6) em que citou a prisão do ex-presidente Lula, a quem substituiu na chapa petista, e afirmou que a “esperança vencerá o medo e a mentira”. Ele também disse, sem citar nome do adversário Jair Bolsonaro (PSL), que a campanha rival “é feita de mentiras urdidas no submundo”.

Segundo a última pesquisa Datafolha publicada na noite de quinta-feira (4), Haddad aparece em segundo nas intenções de voto, com 25%, atrás de Bolsonaro, que tem 39% das citações do eleitorado. Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 11%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Haddad citou o ex-presidente Lula logo no início da mensagem direcionada a seus eleitores. “Vocês fazem algo extraordinário: fazem com que uma grande parcela do povo me olhe com os mesmos olhos com que vocês me olham e me sinta com o coração com que Lula sente cada um de vocês.”

Em seguida, Haddad atacou a prisão e condenação de Lula, que está preso há seis meses em Curitiba, e fez alusão a Bolsonaro, seu possível adversário no segundo turno, sem citá-lo nominalmente, criticando as “mentiras” da campanha rival.

“A campanha deles é feita basicamente de mentiras, todas urdidas no submundo, porque eles não têm coragem de enfrentar o debate democrático que se faz à luz do dia. Eles têm a força como ideia, nós temos nossas ideias como força.”

Ele voltou a citar Lula ao dizer que o ex-presidente “nos ensinou que é possível um Brasil melhor” e que isso “nos dá força para lutar”. “Nesse momento, todo voto é importante: todo debate, toda conversa, todo compartilhamento de material de campanha e notícias boas, como também de respostas contra as mentiras. A hora é de ficar alerta.”

Haddad concluiu mirando uma possível disputa de segundo turno contra Bolsonaro e citou que “a esperança já venceu o medo uma vez”, lembrando a frase pronunciada por Lula após conquistar a vitória para a Presidência em 2002.

“Todas as pesquisas apontam para nossa ida ao segundo turno, quando deixaremos ainda mais clara a diferença entre os projetos que estão em disputa no Brasil. A maioria do povo brasileiro rejeita o projeto de intolerância e do fim de direitos do povo. A esperança já venceu o medo uma vez. E, agora, vencerá o ódio e a mentira.”

Fake news

Um vídeo em que o candidato à Presidência Fernando Haddad diz que “a eleição acabou, mas a campanha ainda não” tem bombado nas redes sociais. O vídeo, que é falso, vem acompanhado de frases como: “Haddad jogando a toalha afirmando que a eleição acabou, mas precisa de dinheiro para pagar os ajudantes da campanha que ainda estão sem receber. Então aqueles vídeos de apoiadores do PT exigindo receber o dinheiro do dia trabalhado são pura verdade!!!”.

O vídeo foi publicado no fim das eleições municipais de 2016 nas redes sociais de Haddad e foi tirado do contexto como se estivesse sendo divulgado no momento atual. A mensagem que acompanha as imagens é totalmente falsa.

No vídeo, Haddad diz que a “campanha foi muito diferente do ponto de vista de financiamento” e que ainda há “profissionais que precisam receber pelo trabalho que fizeram, um trabalho dedicado ao longo da campanha”. Então, ele pede que as pessoas colaborem com doações para “quitar esses compromissos com profissionais e seguir a vida que a vida política não para”.

O vídeo é verdadeiro, mas é possível verificar nas redes sociais de Haddad que ele foi publicado no dia 18 de outubro de 2016, após o primeiro turno das eleições municipais em que o candidato na época à Prefeitura, João Dória, do PDSB, foi eleito com 53,29% dos votos.

O vídeo, portanto, não tem referência com o momento atual em que ele concorre como candidato à Presidência nas eleições deste ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bolsonaro afirmou que é preciso “pegar pesado” no combate ao crime
Em ato no Rio de Janeiro, Marina disse que o voto não precisa ser motivado pelo medo ou pela raiva
https://www.osul.com.br/haddad-criticou-bolsonaro-e-afirmou-que-a-esperanca-vencera-o-medo-mais-uma-vez/ Haddad criticou Bolsonaro e afirmou que a “esperança vencerá o medo mais uma vez” 2018-10-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar