Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Hamas convoca Intifada para libertar Jerusalém

Compartilhe esta notícia:

Haniyeh convocou o povo palestino na Cisjordânia a lutar pela libertação da Cidade Santa e da mesquita sagrada. Foto: Mohammed Abed/AFP

O chefe do grupo radical islâmico palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, Ismail Haniyeh, pediu nessa sexta-feira a ampliação da onda de ataques contra os israelenses, abrindo as portas de uma Intifada voltada à libertação de Jerusalém e da mesquita de Al-Aqsa, em Israel. A organização extremista Jihad Islâmica também pediu a revolta do povo.

O dirigente afirmou que a batalha por Jerusalém é a batalha de Gaza e a Intifada da Cisjordânia. “É a revolta de nosso povo”, garantiu Hanieyeh, acrescentando que o Hamas sempre fará o máximo para apoiar o povo palestino.

A região vive há nove dias uma onda de violência que tirou a vida de quatro israelenses e sete palestinos. Quatro dos mortos foram autores de ataques contra os judeus, o quinto era suspeito de também participar das ofensivas e dois m morreram durante confrontos com o Exército de Israel na Cisjordânia. Mais de uma dezena de soldados e centenas de militantes resultaram feridos.

Embora a tensão tenha começado há três semanas, a violência disparou na última quinta-feira após o assassinato de dois colonos judeus no Norte da Cisjordânia. O governo de Israel acusou um comando do Hamas como autor do assassinato. Nessa sexta-feira, aconteceram três ações palestinas, que deixaram feridos, enquanto um militante foi morto pelo Exército israelense. Também foi registrado o apunhalamento de quatro árabes, dois palestinos e dois árabe-israelenses, por parte de um ultranacionalista judeu no Sul de Israel.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Após chuva, prefeitura de Porto Alegre alerta para cheia no Guaíba
Brasil teve um caso de estupro a cada 11 minutos em 2014
https://www.osul.com.br/hamas-convoca-intifada-para-libertar-jerusalem/ Hamas convoca Intifada para libertar Jerusalém 2015-10-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar