Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Hospital Escola da UFPel reabre serviço de radioterapia após mais de dois anos fechado

Compartilhe esta notícia:

Profissionais do HE UFPel e lideranças políticas conheceram o equipamento. (Divulgação UFPel)

A comunidade de Pelotas e região pode novamente contar com o serviço de Radioterapia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). Após mais de dois anos sem o tratamento, o primeiro com o novo equipamento foi realizado nesta sexta-feira (31), logo após o ato de reabertura. Atualmente, 120 pacientes com câncer estão na lista de espera para radioterapia na região Sul.

O serviço foi suspenso por motivos técnicos, em dezembro de 2016. A validade da bomba de cobalto utilizada no tratamento expirou e os pacientes tiveram que ser encaminhados para outras instituições de saúde. Após a adesão ao Programa de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, o HE conseguiu a construção do bunker que abriga o acelerador linear, onde foi feita a montagem do equipamento. Além disso, foram viabilizados treinamento da equipe, teste e validações pelos órgãos responsáveis.

A superintendente do Hospital Escola da UFPel, Samanta Madruga, agradeceu aos envolvidos e destacou a importância da conquista. “A equipe não mediu esforços para esse objetivo. Muitas mãos, que nos antecederam e agora, trabalharam por essa grande conquista que vai beneficiar milhares de pessoas, aumentando significativamente suas chances de cura”, disse ela.

O próximo esforço será para buscar o novo teto da área para o Rio Grande do Sul, cujos recursos oportunizariam respostas melhores à saúde do estado.

 

 

O serviço 
A expectativa é que sejam tratados até 70 pacientes por dia, após o pleno funcionamento do equipamento. No período inicial, serão atendidos seis pacientes por semana. A progressão gradual visa respeitar os cuidados com qualidade e segurança.

 

O serviço de Radioterapia, situado na Faculdade de Medicina, é licenciado junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear e atende pacientes oncológicos da comunidade de Pelotas e região Sul do estado. Os tratamentos radioterápicos contemplam pacientes encaminhados exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Os Estados Unidos apreendem por dia na fronteira 800 menores que tentam entrar no país. Mais da metade tem 12 anos de idade ou menos
Bebidas apreendidas pela Receita Federal são transformadas em álcool gel
https://www.osul.com.br/hospital-escola-da-ufpel-reabre-servico-de-radioterapia-apos-mais-de-dois-anos-fechado/ Hospital Escola da UFPel reabre serviço de radioterapia após mais de dois anos fechado 2019-05-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar