Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 31 de outubro de 2016
Nesse domingo, dia 30 de outubro, foi celebrado o Dia do Ginecologista. E a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul decidiu fazer uma homenagem em sua página no Facebook. No entanto, o que era para ser uma publicação festiva se transformou em polêmica.
Na foto postada, a Santa Casa escreveu a seguinte mensagem: “Sabemos que são estritamente profissionais, mas mesmo assim, nós invejamos vocês”. Como cenário, uma mulher em posição de consulta ginecológica.
A publicação foi deletada da página da Santa Casa por volta das 12h15 desta segunda-feira (31), após uma enxurrada de críticas feitas nos comentários da postagem. “Vocês são ridículos, demitam quem postou isso imediatamente”, escreveu um internauta; “O que é isso???”, postou outra pessoa, indignada.
“Estou chocada, indignada e horrorizada com esta postagem machista e misógina. Sofremos todos os dias com a violência, das mais diversas formas e como em tantos outros casos, parte de quem deveria cumprir o seu dever e obrigação de promover a saúde e o cuidado, de garantir que possamos acessar os nossos direitos com dignidade. Lamentável. A instituição tem a obrigação de se retratar com todas as mulheres”, dissertou outra internauta na postagem.
“Postagem completamente sem noção. Um desrespeito às mulheres que já sofrem tanta violência em mais diversos âmbitos, e a obstétrica é mais uma delas. Legitimar esse tipo de conduta é realmente lamentável. Tenho certeza que nenhuma de nós achou a postagem ‘engraçadinha’. Que triste realidade precisamos nos deparar diariamente…”, desabafou outra mulher ao comentar a publicação.
A Santa Casa não se manifestou sobre o caso.
Imagem original gerou polêmica em 2012
A foto com a mensagem de mau gosto postada pela Santa Casa virou notícia em 2012, ano de sua criação. O combo, gerado também como “homenagem” ao Dia do Ginecologista, é de autoria da Agência Black, localizada em Porto Alegre.
À época, em entrevista, a equipe publicitária da agência argumentou que a peça não havia sido criada para nenhum cliente, especificamente.