Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A humanidade poderá ser extinta em 30 anos, diz o cientista Stephen Hawking

Compartilhe esta notícia:

O físico diz que seres humanos precisam criar colônias em Marte e na Lua. (Foto: Reprodução)

A raça humana deve começar a deixar a Terra nos próximos 30 anos para evitar ser eliminada devido ao excesso de população e às mudanças climáticas, advertiu o professor Stephen Hawking.

Em um discurso apaixonado em um festival de ciência em Trondheim, na Noruega, o físico disse que era crucial estabelecer colônias em Marte e na Lua, levando plantas, animais, fungos e insetos, e assim começar a criar um novo mundo.

Hawking disse que é apenas uma questão de tempo antes da Terra, do modo como a conhecemos, ser destruída por uma série de asteroides, temperaturas elevadas ou excesso de população.

Para o físico, a “preguiça” não é uma opção, porque as ameaças são muito grandes e numerosas.  “Estou convencido de que os seres humanos precisam deixar a Terra. O planeta está se tornando muito pequeno para nós, nossos recursos físicos estão sendo drenados a uma taxa alarmante”, disse.  “Demos ao nosso planeta perigosas mudanças climáticas, aumento das temperaturas, redução de calotas polares, desmatamento e dizimação de espécies de animais.”
Falta de territórios 

Segundo Hawking, “quando chegamos a crises semelhantes na História, geralmente havia outro lugar para colonizar”. Foi assim, por exemplo, que Cristóvão Colombo chegou às Américas em 1492. Agora, no entanto, não há um território à disposição.

“Estamos ficando sem espaço. Os únicos lugares a serem encontrados são outros mundos.”

Em seu discurso, o professor disse ao público que a Terra deve ser atingida por uma série devastadora de asteroides.

“Não se trata de uma ficção científica. Isso é garantido pelas leis da física e da probabilidade”, assegurou. “Se nos espalharmos pelo espaço, mudaremos completamente o futuro da Humanidade. Isso pode determinar, aliás, se teremos algum futuro. Seja qual for o nosso destino, precisaremos construir uma civilização. Teremos de tomar meios práticos para estabelecer um novo ecossistema, que sobreviverá em um ambiente pouco desconhecido, e precisaremos considerar como será o transporte de várias milhares de pessoas, animais, plantas, fungos, bactérias e insetos.”

Novo sistema estelar

De acordo com o professor, a Lua e Marte são os melhores locais para a instalação das primeiras colônias — uma base lunar poderia ser estabelecida nos próximos 30 anos e um posto marciano, em até meio século. Mas Hawking também sugeriu que o homem deixe o Sistema Solar e se aventure no Sistema Estelar mais próximo de nós, o Alfa Centauri, onde os cientistas acreditam que existe um planeta habitável, conhecido como o Proxima B.

O professor disse que foguetes de fusão nuclear alimentados por luz, ou “alguma forma de energia completamente nova”, poderia permitir que os humanos viajasse por anos-luz.

“Se tivermos sucesso, enviaremos uma sonda para Alfa Centauri em um momento em que alguns de vocês ainda estarão vivos”, revelou. “É claro que estamos entrando em uma nova era espacial. A colonização humana de outros planetas não é mais ficção científica, pode ser um fato científico.”

Hawking acrescentou:

“A raça humana existe como uma espécie separada há cerca de dois milhões de anos. A civilização foi formada há cerca de 10 mil anos e a taxa de desenvolvimento tem aumentado constantemente. Se a Humanidade continuar assim por mais um milhão de anos, dependeremos da ousadia de chegar a um lugar onde ninguém nunca foi. Não temos outra opção.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

“Investigação sim, abuso não”, diz o ministro do Supremo Gilmar Mendes sobre as investigações da Operação Lava-Jato
Cinco curiosidades sobre o sêmen que você talvez não conheça
https://www.osul.com.br/humanidade-podera-ser-extinta-em-30-anos-diz-o-cientista-stephen-hawking/ A humanidade poderá ser extinta em 30 anos, diz o cientista Stephen Hawking 2017-06-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar