Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral IBGE mostra que 11% dos brasileiros perderam todos os dentes

Compartilhe esta notícia:

Muitos brasileiros não procuram o dentista (Foto: Alessandro Shinoda/Folhapress)

Quase metade da população do Brasil não usa cotidianamente escova de dente, creme e fio dental, e 11% dos brasileiros adultos já perderam todos os dentes naturais. As informações estão no segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 64 mil domicílios em 1,6 mil municípios, entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014.

No ranking dos sem dentes naturais, as mulheres estão na frente, com que 13,3% neste perfil, enquanto entre os homens o percentual é 8,4%. Paradoxalmente, as mulheres também lideram os resultados quanto à higiene bucal, com 57,1% declarando usar o kit básico para limpeza dos dentes (escova, pasta e fio dental), enquanto 48,4% dos homens garantiram que adotam esses cuidados bucais.

Apesar desses números específicos fazerem pensar ao contrário, 89,1% dos entrevistados disseram que escovam os dentes ao menos duas vezes ao dia. A ausência de dentes naturais é mais pronunciada entre as pessoas sem instrução ou com ensino fundamental incompleto, representando 22,8% do total da população com esse perfil educacional.

Há diferença no uso do kit de higiene segundo o nível de escolaridade, conforme a pesquisa. Enquanto 83,2% das pessoas com nível superior usavam os três produtos, o percentual cai para 29,2% entre a população sem instrução e com ensino fundamental incompleto. O uso de prótese dentária foi registrado por 28,3% da população masculina com 18 anos ou mais de idade, e por 37,9% das mulheres.

Escova

A pesquisa indicou ainda que 44,4% da população consultou um dentista nos 12 meses anteriores ao levantamento, com 74,3% dos atendimentos em consultórios e clínicas particulares. Nas regiões Norte e Nordeste, os índices são os piores: 65,6% e 62,5% da população, respectivamente, não vai ao dentista todo ano. Já no Sul e no Sudeste, os porcentuais são de 48,1% e 51,7%.

O IBGE divulgou que mais da metade dos brasileiros não troca as escovas de dente com menos de três meses de uso. Segundo a pesquisa, 46,8% substituem o artigo com menos de três meses. Outro dado que já era conhecido e agora foi reafirmado: o contingente da população que tem plano de saúde ou odontológico é de 27,9%, sendo a maioria no Sudeste e no Sul. (ABr)

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Apreendida mais de uma tonelada de alimentos impróprios para consumo em Canoas. Foram encontrados insetos, teias de aranha e sujeira junto aos produtos
A mudança de nomes é a nova moda entre os partidos políticos brasileiros
https://www.osul.com.br/ibge-mostra-que-11-dos-brasileiros-perderam-todos-os-dentes/ IBGE mostra que 11% dos brasileiros perderam todos os dentes 2015-06-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar