Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Ignorada pelo Ocidente, Rússia celebra o aniversário de 70 anos do Dia da Vitória

Compartilhe esta notícia:

Imagem de 24 de junho de 1945 mostra desfile soviético. (Foto: AFP)

Com mais de 16.000 soldados, blindados, aviões e um desfile militar na Praça Vermelha de magnitude inédita, a Rússia celebra neste sábado o 70º aniversário da vitória contra a Alemanha nazista, uma demonstração de força do presidente Vladimir Putin ignorada pelos ocidentais. Em 2014 o líder russo assistiu um desfile militar em uma Crimeia recém-anexada, este ano estará na Praça Vermelha rodeado pelos dirigentes de Cuba, Índia e China, mas sem um só estadista europeu de primeira ordem.

A grande maioria dos dirigentes ocidentais, seus aliados quando se tratava de vencer a Alemanha nazista, declinaram o convite para 9 de maio em Moscou (o Dia da Vitória) e criticam seu apoio e fornecimento de armas para os separatistas pró-russos no Leste da Ucrânia, o que a Rússia nega de forma categórica. A Rússia pode contar, apesar disso, com a presença do presidente cubano Raúl Castro, do cipriota Nicos Anastasiades, do chinês Xi Jinping e do indiano Narendra Modi. Também estarão lá os dirigentes dos territórios separatistas georgianos de Abecásia e Ossétia do Sul, não reconhecidos pela Comunidade Internacional.

Alguns optaram por viajar para Moscou sem participar das comemorações, como o presidente tcheco Milos Zeman e o primeiro-ministro eslovaco Robert Fico, que não assistirão ao desfile, além da chanceler alemã Angela Merkel, que vai chegar à capital russa no dia seguinte. Dos 68 dirigentes convidados, estarão somente 22, além do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e da Diretora-Geral da Unesco, Irina Bokova.

A Rússia celebra todos os anos a vitória aliada na Segunda Guerra Mundial (!939-1945) em 9 de maio – a rendição foi assinada na noite de 8 de maio em Berlim, 9 de maio na hora de Moscou – com um grande desfile militar na Praça Vermelha. “É um dia de glória, um dia de orgulho para nosso povo, um dia que marca nossa mais alta veneração a uma geração de vencedores”, declarou Putin.

portalisrael02

Soldados soviéticos jogam fora bandeiras nazistas. (Foto: AFP)

Data mais importante

O aniversário da vitória, pela qual morreram pelo menos 27 milhões de soviéticos, é considerada por 42% dos russos como a festa mais importante do ano, na frente do Natal ou de seus próprios aniversários, segundo uma pesquisa recente do centro independente Levada. A ex-União Soviética foi a principal responsável por derrotar a Alemanha nazista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Milhares de pessoas participam da Parada Gay nas ruas de Berlim
A qualidade das provas é o principal fator que tem levado o Tribunal Regional Federal a reverter decisões do juiz Sérgio Moro
https://www.osul.com.br/ignorada-pelo-ocidente-russia-celebra-os-70o-aniversario-do-dia-da-vitoria/ Ignorada pelo Ocidente, Rússia celebra o aniversário de 70 anos do Dia da Vitória 2015-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar