Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ilan Goldfajn é empossado como novo presidente do Banco Central

Compartilhe esta notícia:

O novo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O economista Ilan Goldfajn foi empossado na tarde desta quinta-feira (9) pelo presidente em exercício Michel Temer para exercer a presidência do Banco Central.

Ele substitui Alexandre Tombini, que estava no cargo desde o início do governo Dilma Rousseff, em 2011, e vai agora para Washington (EUA), onde será representante do Brasil e de outros dez países no FMI (Fundo Monetário Internacional).

A posse foi um evento fechado à imprensa. O primeiro discurso de Ilan à frente do BC será feito na próxima segunda-feira (13), durante a cerimônia de transmissão de cargo.

Ilan teve seu nome aprovado pelo Senado na terça-feira (7), mas só tomou posse nesta quinta, um dia após a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) conduzida por Tombini.

Durante a sabatina na CAE (Comissão de Assunto Econômicos do Senado), o novo presidente do BC afirmou que terá como objetivo cumprir plenamente a meta de inflação de 4,5%, mirando seu ponto central. Desde 2009, a inflação medida pelo IPCA não fica próxima ao centro da meta. Nos 12 meses encerrados em abril, a taxa está acima de 9%.

O economista afirmou que a retomada do crescimento econômico, da queda dos juros e do aumento do emprego passam pela reorganização das contas públicas. E refutou a tese de que o aumento de gastos e da inflação contribuam para o crescimento do país.

O governo Temer avalia que, apesar de a inflação ter acelerado em maio, a queda do dólar e a credibilidade da equipe econômica garantem espaço para a redução da taxa básica de juros (Selic), hoje em 14,25% ao ano, no segundo semestre de 2016.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 19 e 20 de julho. A expectativa do mercado é que os juros comecem a cair na reunião seguinte, no final de agosto, quando a tendência de queda da inflação deverá estar mais evidente.

A economista Tatiana Pinheiro, do Santander, está entre os que esperam o início do ciclo de corte de juros para agosto e vê uma taxa de 12,75% no final de 2016 e de 10% ao ano no fim de 2017. Para ela, o principal risco para que as previsões se concretizem é o comportamento da inflação nos próximos meses. “Se ficar nesse patamar de 9,3%, provavelmente as expectativas de inflação voltariam a subir, e isso seria um risco para o início do afrouxamento monetário.”

CORREIOS

Também tomou posse nesta quinta-feira (9) o novo presidente dos Correios, Guilherme Campos, engenheiro civil que é presidente nacional em exercício do PSD, partido do qual faz parte o ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

O presidente interino Michel Temer havia prometido paralisar as indicações para diretorias e presidências de estatais até que e a Câmara dos Deputados aprovasse proposta que exige qualificação técnica para esses cargos.

Segundo o Palácio do Planalto, Temer havia assinado a nomeação no mês passado, antes de fazer a promessa, mas ela só foi publicada nesta quinta devido ao excesso de publicações feitas nas últimas semanas.

Guilherme Campos foi deputado federal por São Paulo por dois mandatos, líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados e secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas, cidade do interior de São Paulo.

Os Correios enfrentam hoje uma grave crise financeira. Em março, a empresa anunciou uma série de medidas para tentar economizar R$ 1,6 bilhão e reduzir seus prejuízos.

Agências deficitárias estão sendo fechadas aos sábados, a despesa com patrocínio e publicidade foi cortada pela metade e despesas administrativas estão sendo revistas, segundo a empresa.

Após a cerimônia, o novo presidente da empresa publicou nota na qual afirma que irá fazer o possível para “colocar a casa em ordem”. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

“Nos fingimos de espertos e criamos um grave problema”, disse Gilmar sobre decisão do Supremo
Após disputa acirrada, Pedro Pablo Kuczynski é eleito o novo presidente do Peru
https://www.osul.com.br/ilan-goldfajn-e-empossado-como-novo-presidente-do-banco-central/ Ilan Goldfajn é empossado como novo presidente do Banco Central 2016-06-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar