Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Imigrantes deixam Hungria a pé e seguem por 175 quilômetros rumo à Áustria

Compartilhe esta notícia:

Centenas de imigrantes marcham por uma estrada nos arredores de Budapeste, na Hungria, para a fronteira com a Áustria. (Laszlo Balogh/Reuters)

Centenas de imigrantes saíram a pé nessa sexta-feira da principal estação de trens de Budapeste e pretendem seguir até a Áustria. Eles desistiram de tentar embarcar, já que as autoridades húngaras suspenderam as viagens ferroviárias internacionais na na terça-feira. A maioria é de famílias da Síria e do Afeganistão, segundo a agência Reuters.

Os imigrantes, incluindo alguns que estão bloqueados há vários dias na capital húngara, afirmam que pretendem caminhar até a fronteira austríaca, que fica a uma distância de 175 quilômetros, de acordo com a France Presse.

Um grupo que está bloqueado em um campo de refugiados em Bicske, a cerca de 40 quilômetros de Budapeste, afirmou a essa mesma agência que aguardaria até sábado a saída do trem que os levaria até a Alemanha. Depois disso devem também devem caminhar pelas estradas.

Fuga de acampamentos

Cerca de 300 imigrantes que estavam detidos na estação ferroviária Bicske escaparam nesta sexta-feira, de acordo com a Reuters citando a agência de notícias estatal MTI. A polícia foi chamada para reforçar a segurança.

Ainda segundo a MTI, citada pela agência EFE, um refugiado de cerca de 50 anos morreu nesta sexta-feira em Bicske. O porta-voz dos serviços de emergência, Pál Györfi, explicou que o homem foi tratado durante 50 minutos junto às ferrovias onde desmaiou e que sua identidade ainda não pôde ser confirmada.

Outro grupo com cerca de 300 migrantes escaparam do acampamento húngaro para receber refugiados em Roszke, perto da fronteira com a Sérvia. Esse grupo também seguiu a pé para uma rodovia que conecta o sul da Hungria com Budapeste, segundo a Reuters.

A polícia chegou a parar o tráfego na rodovia enquanto buscavam os refugiados. Uma parte deles foi detida. A tropa de choque da polícia cercou o acampamento onde cerca de 2,3 mil também ameaçavam sair. Depois do incidente, a Hungria decidiu fechar parcialmente um ponto de passagem na fronteira com a vizinha Sérvia, segundo a AFP.

O acampamento de Roszke fica a cerca de 4 quilômetros da fronteira com a Sérvia, um pouco afastado da cidade, rodeado por campos agrícolas e florestas, segundo a agência EFE.

Trem bloqueado

Na quinta-feira, um trem húngaro que seguia para a fronteira com a Áustria foi detido em Bicske. Centenas de migrantes que estavam a bordo foram obrigados a deixar a composição.

Houve resistência entre os migrantes que queria a todo custo prosseguir viagem. Uma família que tentava escapar da estação acabou sendo detida. A mulher com um bebê cai nos trilhos e o pai, desesperado, tenta protegê-los dos policiais. Desesperado, eles choram ao ter a viagem interrompida.  (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Papai Noel dos Correios terá adoções pela internet em 2017
Mexicana se forma em psicologia aos 13 anos e agora fará mestrado
https://www.osul.com.br/imigrantes-deixam-hungria-a-pe-e-seguem-por-175-quilometros-rumo-a-austria/ Imigrantes deixam Hungria a pé e seguem por 175 quilômetros rumo à Áustria 2015-09-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar