Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Impeachment de Dilma completa um ano: veja o que mudou

Compartilhe esta notícia:

Dilma Rousseff discute a hipótese de disputar a vaga de senadora pelo Piauí, governado pelo petista Wellington Dias. (Foto: Banco de Dados)

A quinta-feira  marcou no calendário a passagem de um ano desde que Dilma Rousseff sofreu o impeachment. Se era para “estancar a sangria” ou não, como sugerido em gravação, entre outras possíveis motivações, o impedimento da primeira presidente mulher do País, do PT, ganhou o apoio de muitos parlamentares, mesmo que os crimes supostamente cometidos por ela não estivessem tão claros, como alertaram diversos juristas do País.

Foram 61 votos favoráveis e 20 contrários ao impeachment no Senado naquele 31 de agosto. Na Câmara, a abertura do processo de impeachment tinha sido aprovada por 367 votos a favor, 137 votos contra e 7 abstenções.

Judiciário

Para pesquisadores da Ciência Política e da Sociologia, o saldo de um ano do impeachment de Dilma foi positivo, ao menos em um setor: o Ministério Público, a Polícia Federal e mesmo o Judiciário foram fortalecidos. Essa é a avaliação do cientista político do Insper Carlos Melo e do professor aposentado de sociologia da USP Brasilio Sallum, autor do livro O Impeachment de Fernando Collor.

“O Ministério Público e a Polícia Federal, e mesmo o Judiciário, se fortaleceu na medida em que adquiriram certa autonomia, independência. O problema é o que eu disse, ao mesmo tempo que elas se fortalecem, produzem escândalos pelas investigações, o que aprofunda a crise nas outras instituições, como no Legislativo”, apontou Sallum.

Legislativo

Na mesma linha, Melo avalia que os parlamentares não conseguiram demonstrar “mudanças de mentalidade e métodos”, como as outras instituições. parecem fazer parte de um outro mundo, que precisa ser superado. “Partidos e as lideranças políticas parecem fazer parte de um outro mundo, que precisa ser superado. Esse anacronismo nós tem custado esta crise continuada na política e na economia”, afirmou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Nova denúncia contra Michel Temer poderá tramitar na Câmara dos Deputados sob sigilo
Dilma diz que o seu impeachment provocou o avanço da extrema direita e a “destruição” do PSDB
https://www.osul.com.br/impeachment-completa-um-ano-veja-o-que-mudou/ Impeachment de Dilma completa um ano: veja o que mudou 2017-08-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar