Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Império Persa foca em diferenciais competitivos e em projetos de expansão. Até o final do ano, uma nova loja será aberta na Capital e outra no Interior em 2019

Compartilhe esta notícia:

Pedram Zaman, que até agosto último respondia pela diretoria de marketing da Império Persa Home Design assumiu a presidência da empresa. A sucessão já vinha sendo desenhada há dois anos. (Fotos: divulgação)

Prestes a completar uma década de atuação no mercado gaúcho, a Império Persa Home Design, que abriu suas portas em 2009 em ponto nobre da Capital, vivencia um momento de crescimento e expansão que diferenciam a empresa junto ao setor e à concorrência. Por trás disto está a determinação, garra e inquietude de Pedram Zaman, que até agosto último respondia pela sua diretoria de marketing, mas foi conduzido à presidência pelo pai e fundador, amparado por um processo de gestão iniciado nos últimos dois anos.

Tendo passado por todas as áreas da empresa, experiência não falta ao empresário, que desde cedo vivencia o dia a dia do setor ao lado do patriarca, Bahman Zaman, que abriu um pequeno negócio focado na comercialização de tapetes persas, ao desembarcar no Brasil com a família, em 1981. A partir daí, idas e vindas ao Irã se sucederam, até a abertura de um pequeno atacado em São Paulo e depois, uma primeira loja em Porto Alegre, embrionária da tradicional Império Persa Home Design.

A sucessão, segundo Pedram Zaman, foi uma decorrência natural, pois “conhecimento administrativo sobre a empresa eu já tinha”. Faltava, segundo ele, uma vivência maior na compra direta de tapetes, junto aos fornecedores no exterior, além de um maior relacionamento no cenário local com profissionais de arquitetura e decoração, iniciativas que ganharam corpo a partir de 2016.

Foi o marco para algumas mudanças relevantes no contexto da empresa, com a comercialização de “produtos mais modernos, somado a lançamentos anuais de tapetes exclusivos”, ao lado dos clássicos que tradicionalmente estão presentes no portfólio da Império Persa, atendendo a preferência dos consumidores, conquistada ao longo dos anos. “Nós temos uma ampla linha de tapetes modernos e este é um dos nossos diferenciais”, atesta o presidente.

O pai e fundador, Bahman Zaman; a mãe Jila Zaman (foto) e a irmã estão à frente do Conselho de Administração da empresa.

Encantamento

Por contar com um dos maiores estoques de tapetes do País é que a Império Persa reforça neste item sua proposta de encantamento ao cliente, dando-lhe a opção de entrega de várias unidades no local desejado, para uma compra segura, atestada pela real percepção de cor e modelagem no próprio ambiente doméstico ou empresarial, e o que é mais importante, “sem compromisso”, como aponta Zaman. “Queremos a satisfação do nosso cliente”. Somente esta ação, isolada, já permitiu neste ano um acréscimo no faturamento de 38,8% em relação ao exercício anterior. “Nesta época de crise, este aumento é significativo”, como defende o empresário.

A mensuração no cumprimento aos anseios dos consumidores também ganha peso na nova administração, junto aos profissionais de arquitetura/decoração e clientes. “Eu mesmo ligo para cada um deles para saber da satisfação pela compra e atendimento e causa surpresa o recebimento de um telefonema do presidente”.

Inteligência artificial

A primeira ação à frente da presidência também já dá ideia dos planos ambiciosos de Pedram Zaman quanto aos próximos passos da Império Persa, que acaba de implantar uma “poderosa ferramenta de gestão”, o que ele define como sendo uma inteligência artificial, presente hoje em poucos e grandes grupos mundiais. “Das dez maiores empresas do mundo, dez utilizam este serviço”, aponta. É o SAP, um programa desenvolvido na Alemanha (Enterprise Resource Planning – ERP, traduzindo para o português como Sistema Integrado de Gestão Empresarial), que permite análise detalhada de cada setor da organização, apontando gargalos, com análise apreciativa de custos, vendas e resultados, “muitas vezes não percebidos pelo gestor”.

O estoque da Império Persa, além de vasto, conta com uma linha moderna e exclusiva de produtos.

Neste rastro, onde a prioridade fica para as exigências em qualidade, atendimento e crescimento, a Império Persa Home Design delineia futuras ambições, que passam pela abertura de duas novas lojas. Uma delas até o final deste ano, em Porto Alegre e outra no Interior gaúcho,  no próximo ano, permitindo para 2019 uma perspectiva de crescimento em resultado na ordem de 15%, pelo menos. Com uma equipe hoje integrada por oito profissionais, o treinamento é um dos pontos fortes da Império Persa, impondo conhecimento detalhado sobre origem dos tapetes e seus processos de fabricação. “Realizamos reuniões semanais para relatos e aprimoramento e queremos contratar profissionais especializados e experientes para atuarem nas novas unidades”.

Com um olhar à frente, Pedram Zaman mantém seu entusiasmo e diz que chegar à presidência “é desafiante”. O desafio está também na administração e manutenção dos planos de expansão, frente a um cenário de “instabilidade política e cambial”, em um setor regido pelas importações. Mesmo assim, ele diz que não pode faltar esperança. “Os empresários no Brasil são guerreiros”. (Clarisse Ledur)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Laghetto Stilo Higienópolis abre oficialmente em Porto Alegre
Coca-Cola Brasil entra no mercado de água de coco
https://www.osul.com.br/imperio-persa-foca-em-diferenciais-competitivos-e-em-projetos-de-expansao-ate-o-final-do-ano-duas-novas-lojas-serao-abertas-na-capital-e-interior/ Império Persa foca em diferenciais competitivos e em projetos de expansão. Até o final do ano, uma nova loja será aberta na Capital e outra no Interior em 2019 2018-09-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar