Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Imposto de Renda: a Receita Federal abriu consulta ao 5º lote de restituição

Compartilhe esta notícia:

Declarações têm indícios de irregularidades. (Foto: EBC)

A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira, dia 5, às 9h, a consulta ao quinto lote de restituições do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2018. Neste lote, serão contemplados 2.532.716 contribuintes, totalizando R$ 3,3 bilhões. O dinheiro estará disponível para saque no próximo dia 15, na conta informada pelo contribuinte na declaração.

Essa leva de devoluções contemplará também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. Desse total a ser depositado, R$ 171.726.024,67 serão restituídos a contribuintes prioritários, sendo 4.307 contribuintes idosos acima de 80 anos, 32.257 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.530 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 20.362 professores.

No caso das restituições referentes ao ano de 2018, o dinheiro será devolvido com uma correção de 3,62%, equivalente à variação da taxa básica de juros (Selic) de maio a outubro deste ano. Para os lotes residuais de 2008 a 2017, as correções vão variar de 11,45% a 105,74% (dependendo do ano).

Como fazer a consulta

A consulta pode ser feita pelo site idg.receita.fazenda.gov.br/ ou pela central 146. No caso das ligações feitas de aparelho celular, as chamadas são cobradas.

Ao fazer a consulta pelo site do Fisco, o contribuinte recebe ainda uma sugestão de investimento do valor, com a seguinte mensagem:

“Ao consultar o andamento de sua restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, confira as oportunidades que o Tesouro Direto traz. Para o contribuinte que busca liquidez, segurança e rentabilidade, títulos públicos representam uma excelente alternativa de investimento a custos muito baixos. Visite o site do programa: www.tesourodireto.gov.br.”

Dinheiro não depositado

Se a pessoa tiver sido incluída neste lote, mas o dinheiro não estiver creditado no dia 15 na conta indicada por ela, será preciso procurar uma agência do BB (Banco do Brasi) ou ligar para a central de atendimento da instituição por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Neste caso, o interessado poderá agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer outro banco.

Confira o calendário de pagamento bancário das próximas restituições:

6º lote – 16/11/2018

7º lote – 17/12/2018

É importante se planejar

Antes de sacar os recursos, especialistas em finanças pessoais sugerem que o contribuinte faça um planejamento para o uso dos recursos. A prioridade para quem tem dívidas deve ser acertar essas contas. Só depois o contribuinte deve decidir se aproveita o dinheiro extra para fazer uma reserva de emergência ou o utiliza no consumo.

Malha fina

A Receita Federal também está notificando, por meio de cartas, cerca de 383 mil contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física 2018, ano-calendário 2017. As cartas somente são enviadas a quem pode se “autorregularizar”. Ou seja, contribuintes não intimados nem notificados pela fiscalização do Fisco.

Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas. Para saber o que há de errado em sua declaração do IR, os contribuintes também podem entrar no site da Receita Federal, no serviço “Extrato da DIRPF”, utilizando código de acesso ou certificado digital.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Adultério Partidário: 41% dos candidatos mudaram de partido
Presidenciáveis usam anúncios no Facebook em busca das eleitoras indecisas
https://www.osul.com.br/imposto-de-renda-a-receita-federal-abriu-consulta-ao-5o-lote-de-restituicao/ Imposto de Renda: a Receita Federal abriu consulta ao 5º lote de restituição 2018-10-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar