Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral “Show na Câmara dos Deputados” em Brasília, com “gritos, empurrões e insultos” é destaque em diversos jornais do mundo

Compartilhe esta notícia:

Publicação feita pelo 'Washington Post'. (Foto: Reprodução)

A imprensa internacional repercutiu a vitória do presidente Michel Temer na Câmara de Deputados nesta quarta-feira. A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente não conseguiu o aval de dois terços da Casa e foi barrada. O jornal americano “Washington Post” disse que Temer “sobreviveu aos votos para suspendê-lo em acusações por corrupção”. A agência de notícias “Associated Press” também falou em sobrevivência de Temer: “Presidente brasileiro sobrevive a votos no Congresso”.

O site do The New York Times traz reportagem cujo título é “legisladores brasileiros rejeitam acusação de suborno do presidente Michel Temer”. O artigo, assinado por Ernesto Londono, aponta que deputados escolheram “manter um líder profundamente impopular no cargo e evitar outra onda de turbulência política.”

De acordo com o jornal americano, vários parlamentares apoiaram o presidente porque avaliaram que o País não poderia continuar com mais crise política. “Mas oponentes disseram que permitir o senhor Temer a continuar [no cargo] contribui para o endosso da cultura de impunidade que tornou penetrante a corrupção na política brasileira.”

A reportagem também destacou que Temer tem 5% de aprovação de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, o que o “torna menos popular” que a sua antecessora, a ex-presidente Dilma Rousseff, que registrou 9% no final de 2015.

O The Wall Street Journal apontou que a vitória do presidente da República mostra que ele tem capital político suficiente para defender-se de eventuais novas denúncias que poderão ser feitas contra ele nas próximas semanas pela procuradoria-geral da República. A reportagem levada ao ar na internet destaca que Michel Temer dedicou energia e recursos para ter o apoio necessário de deputados “aprovando US$ 1,3 bilhão em financiamento de projetos para seus Estados”, de acordo com a ONG Contas Abertas. “isso mostra o relacionamento comercial entre os poderes legislativo e executivo”, disse o diretor da instituição Gil Castelo Branco, aos jornalistas Samantha Pearson e Paulo Trevisani.

O jornal britânico “Financial Times” também destacou que Temer foi salvo pelos deputados e que ele é o primeiro presidente em exercício a enfrentar acusações criminais. A reportagem ainda explica como foi a votação e fala sobre a expectativa do mercado financeiro após a decisão.

O argentino Clarín, disse que, mais uma vez, houve um “show na Câmara dos Deputados”, em Brasília, “com gritos, empurrões e até insultos”. A publicação lembra que a votação ocorreu cerca de um ano após o impeachement da presidente Dilma Rousseff.

Clarín publica reportagem sobre votação na Câmara dos Deputados. (Foto: Reprodução)

“Mas as posições foram definidas no momento em que os parlamentares brasileiros tinham de demonstrar diante das câmeras, e individualmente. De um lado, eles foram agrupados aqueles que “são contra a corrupção e uma investigação ao presidente Michel Temer. Aqueles disse “não”. O outro, que, com base na defesa da estabilidade política e econômica, deu seu apoio ao chefe de Estado foram agrupados.”

O El Comercio, do Peru, destacou que o Michel Temer conseguiu se salvar de um afastamento da presidência.

El Comercio, do Peru, também repercutiu votação sobre denúncia de Michel Temer. (Foto: Reprodução)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Deputada foi chamada de “gostosa” durante a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer
O secretário de Obras do ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes foi preso em mais uma fase da Operação Lava-Jato
https://www.osul.com.br/imprensa-internacional-repercutiu-vitoria-do-presidente-michel-temer-na-camara-dos-deputados/ “Show na Câmara dos Deputados” em Brasília, com “gritos, empurrões e insultos” é destaque em diversos jornais do mundo 2017-08-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar