Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Incêndio em shopping em Moscou leva à retirada de 3 mil pessoas

Compartilhe esta notícia:

Shopping especializado em materiais de construção pegou fogo. (Foto: Reprodução)

Um incêndio de grandes proporções fez com que um shopping inteiro fosse evacuado nos arredores de Moscou, capital da Rússia, neste domingo (8), segundo informou o Ministério para Situações de Urgência do país. O Sindika Market estava lotado quando fogo e explosões vindas do estacionamento subterrâneo do estabelecimento comercial causaram correria. Ao menos 3.000 pessoas precisaram ser retiradas do local, que possui cerca de 2.000 lojas, de acordo com autoridades locais. Ainda não há informações sobre feridos.

O incêndio ocorreu por volta das 21h50min, no horário local (15h50min, horário de Brasília). Segundo o Rússia Today, o incêndio teria tido início em um armazém do piso térreo do shopping e começou a se espalhar para o estacionamento subterrâneo, causando a explosão de veículos.

O fogo se espalhou por uma superfície de 55 mil metros quadrados e existe a possibilidade de o edifício desabar, ainda conforme autoridades locais. As causas do incidente ainda são desconhecidas. Segundo os serviços de emergência, 170 viaturas e mais de 290 bombeiros atuam no local combatendo as chamas por terra e também por ar. Três helicópteros sobrevoam a área despejando água na tentativa de acabar com o incêndio.

Protestos na Rússia terminam com 270 detidos

Mais de 270 simpatizantes do opositor russo Alexei Navalny, atualmente atrás das grades, foram detidos neste sábado (7) em manifestações organizadas 5 meses antes da disputa presidencial contra Vladimir Putin, que celebrava hoje seu aniversário de 65 anos.

O opositor, de 41 anos, havia pedido a seus seguidores que fossem às ruas, depois de ter sido condenado a 20 dias de prisão por convocar manifestações não autorizadas. É sua terceira passagem pela prisão desde o início do ano.

Foram registradas marchas em 80 cidades de todo país, do Extremo Oriente ao Báltico, incluindo Moscou. A maior concentração foi em São Petersburgo (noroeste do país), segunda maior cidade do país e terra natal de Putin, onde três mil pessoas marcharam aos gritos de “Liberdade para Navalny!” antes de as detenções começarem, segundo uma jornalista da AFP.

Por volta das 15h (horário de Brasília), pelo menos 62 manifestantes haviam sido detidos até esse momento nessa localidade, totalizando 271 em todo país, indicou a ONG OVD-Info. Testemunhas entrevistadas pela AFP no local relataram detenções violentas e pessoas ensanguentadas. 

Por volta das 16h (horário de Brasília), ao menos 50 manifestantes continuavam perto da Praça da Insurreição, no centro de São Petersburgo, e os policiais já haviam se retirado, conforme uma jornalista da AFP no local.

A ONG Anistia Internacional denunciou a detenção de “manifestantes pacíficos na Rússia” e pediu às autoridades que os libertassem “imediatamente” e começassem “imediatamente a respeitar e a proteger os direitos desses manifestantes”.

Ainda que nesses últimos meses tenha-se imposto como principal opositor ao Kremlin, Alexei Navalny tem poucas chances de conseguir se candidatar.

Em junho, a Comissão Eleitoral considerou que ele não era apto para se apresentar à eleição presidencial por causa de uma condenação por malversação de fundos que remonta a fevereiro de 2017.

Navalny, que denuncia há anos a corrupção das elites, multiplicou seus comícios nessas últimas semanas para tentar ampliar sua base de apoio eleitoral. Até ser detido, estava prevista a realização de um comício em São Petersburgo neste sábado.

No poder desde o final de 1999, Vladimir Putin ainda não se declarou oficialmente na disputa, mas ninguém duvida de que ele se recandidatará para ser reeleito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Donald Trump afirma que “apenas uma coisa funcionará” com a Coreia do Norte
Vinte e três pessoas já receberam alta médica após incêndio criminoso em Janaúba, Minas Gerais
https://www.osul.com.br/incendio-em-shopping-em-moscou-leva-a-retirada-de-3-mil-pessoas/ Incêndio em shopping em Moscou leva à retirada de 3 mil pessoas 2017-10-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar