Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Incêndios na Califórnia forçam novas retiradas de moradores

Compartilhe esta notícia:

O incêndio Tick se estendeu por 1.600 hectares e está contido em apenas 5%. (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (25), um incêndio que se espalha rapidamente ao norte de Los Angeles, na Califórnia, forçou o governo a emitir novas ordens de evacuação depois de 40 mil moradores já terem sido forçados a deixar suas casas.

Com previsão de ventos fortes e condição seca, funcionários percorreram porta a porta Santa Clarita, a 50 quilômetros de Los Angeles, pedindo à população que fosse embora antes que as chamas se aproximem, informou a imprensa local.

O fogo cruzou a autoestrada do Vale do Antílope nesta sexta pela manhã, forçando seu fechamento e a ampliação da zona de evacuação.

O incêndio Tick se estendeu por 1.600 hectares e está contido em apenas 5%, disse o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia. Pelo menos 10 mil casas estão ameaçadas, e escolas e universidades não abriram.

Contando com o apoio de aviões-tanque e helicópteros, cerca de 500 bombeiros combatem as chamas. Até o momento, não há informações de feridos.

Algumas pessoas tentaram proteger seus imóveis, usando mangueira de jardim para apagar as chamas, mas várias casas foram queimadas.

Outros focos

Cerca de 640 quilômetros ao norte, no condado de Sonoma, outro incêndio queimou 6.400 hectares, incluindo bosques de carvalho e vinhedos. Também está contido em apenas 5% das chamas.

Foram emitidas ordens de retirada obrigatórias para a comunidade de Geyserville, em Sonoma.

“Olhamos para a colina e não conseguíamos acreditar no que estávamos vendo”, disse Dwight Monson, de 68, dono de um rancho, em entrevista ao jornal “Los Angeles Times”.

Ele acrescentou que o incêndio se moveu 22 quilômetros em cinco horas, antes de destruir quatro casas e um armazém em sua propriedade.

“Se você estiver em Geyserville, vá embora agora”, aconselhou o gabinete do xerife, citando uma ameaça para a vida e a propriedade.

Vários incêndios explodiram em toda Califórnia, que está sob bandeira vermelha, devido aos ventos, às altas temperaturas e à baixa umidade.

Um incêndio florestal no condado de San Bernardino também provocou ordens de evacuação.

A companhia Pacific Gas & Electric Co. (PG&E;) disse estar inspecionando as linhas e restaurando o serviço, depois de cortar a energia de 180 mil clientes no norte da Califórnia para reduzir o risco de incêndios acidentais.

Cortes de energia preventivos também afetaram milhares de usuários mais ao sul.

Espera-se que os fortes ventos no norte diminuam neste sábado, mas a previsão é de que recomecem no domingo, advertiu o Serviço Meteorológico Nacional.

No passado, a PG&E – a maior empresa de serviços públicos da Califórnia – foi responsável por vários incêndios florestais no Estado.

A Califórnia ainda está se recuperando de incêndios florestais mortais em 2017 e 2018 que deixaram mais de 100 mortos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

No mesmo dia, o dono da Amazon, Jeff Bezos, perdeu e recuperou o posto de pessoa mais rica do mundo
Juíza que mede saia de advogadas com régua é denunciada pela Ordem dos Advogados no Rio de Janeiro
https://www.osul.com.br/incendios-na-california-forcam-novas-retiradas-de-moradores/ Incêndios na Califórnia forçam novas retiradas de moradores 2019-10-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar