Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Índio ferido em ataque não teve a mão decepada, diz diretor de hospital

Compartilhe esta notícia:

Um dos Gamela feridos no ataque. (Foto: Ana Mendes/Cimi)

O diretor técnico do Hospital Tarquínio Lopes Filho, Newton Gripp, disse nesta terça-feira (2) que o índio da etnia Gamela, ferido em ataque no domingo (30), no Maranhão, não teve suas mãos decepadas. “Ele teve lesões profundas por arma branca nos antebraços, mas não decepou as mãos dele como havia sido divulgado”, afirmou. Outros dois índios seguem internados no mesmo hospital – um deles tem traumatismo craniano, e o outro, com fraturas expostas causada por espancamento.

Newton Gripp disse que não houve amputação traumática da mão. “Quando se fala em decepar é você utilizar o facão e separar as partes da mão e isso não aconteceu. Com o corte houve penetração e cortou o osso, mas a mão ficou presa por estruturas musculares e tendões, pois o osso partiu. Não rompeu artéria nenhuma e quando isso não acontece a mão permanece viva. Ele foi operado e está se recuperando bem, inclusive está recuperando os movimentos da mão”.

Em boletim divulgado na tarde desta terça-feira, o hospital informou que o índio está se recuperando após cirurgias por conta das lesões por armas branca e de fogo. Ele está lúcido e tem previsão de alta da UTI em até 48 horas.

Ao todo, dez ficaram feridos entre indígenas e fazendeiros durante o confronto segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário). O Governo do Maranhão diz que foram sete, sendo cinco índios e dois fazendeiros. Os cinco índios foram transferidas para São Luís e três ainda continuavam internados no Hospital Tarquínio Lopes.

A Pastoral da Terra, a Comissão de Direitos da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão e o Cimi seguem relatando, entretanto, que a mão do indígena foi decepada a golpes de facão e que ele levou um tiro no peito. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Justiça liberou a venda de uma área brasileira do pré-sal para empresa da Noruega
Advogada do PCC é presa no Paraguai por envolvimento no assalto à transportadora de valores
https://www.osul.com.br/indio-ferido-em-ataque-nao-teve-mao-decepada-diz-diretor-de-hospital/ Índio ferido em ataque não teve a mão decepada, diz diretor de hospital 2017-05-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar