Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Inflação para o consumidor avança em Porto Alegre e em mais quatro capitais pesquisadas na segunda semana de julho

Compartilhe esta notícia:

O IPC-S foi divulgado pela Fundação Getulio Vargas. (Foto: Divulgação)

O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) subiu em cinco das sete capitais pesquisadas, entre elas Porto Alegre, na segunda semana de julho, de acordo com dados divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta terça-feira (18).

Na capital gaúcha, o índice registrou variação de -0,01% no período. O resultado foi 0,08 ponto percentual superior ao verificado na primeira semana de julho (-0,09%). Nesta edição, quatro das oito classes de despesa componentes do IPC-S apresentaram aceleração em suas taxas de variação, entre as quais se destacam os grupos educação, leitura e recreação e vestuário, cujas taxas passaram de 0,41% para 1% e de 0,37% para 0,80%, respectivamente.

Além de Porto Alegre, outras três capitais que registraram aceleração dos preços na segunda semana deste mês ainda continuaram com o índice negativo: Brasília (-0,41% para -0,17%), Belo Horizonte (-0,64% para -0,37%) e Rio de Janeiro (-0,21% para -0,10%). Em São Paulo, a inflação para o consumidor subiu de -0,10% para 0,07%.

Conforme a FGV, Salvador manteve a mesma taxa da leitura anterior, -0,08%, enquanto Recife apresentou desaceleração do IPC-S, de 0,05% para 0,03%.

Produto Interno Bruto

“O Monitor do PIB-FGV, com informações até maio do corrente ano, mostra que, na série dessazonalizada, o PIB [Produto Interno Bruto] apresentou retração de 0,90% no mês de maio quando comparado ao mês de abril. Na comparação interanual, entretanto, o PIB cresceu 0,7% em maio, retomando a trajetória de recuperação observada antes da divulgação do mês de abril, que havia apontado queda de 1%”, afirmou nesta terça-feira Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

O PIB brasileiro, na série dessazonalizada, apresentou retração de 0,90% em maio quando comparado ao mês de abril. Apesar disso, a taxa do trimestre móvel, de março-abril-maio, quando comparado ao trimestre dez/2016-jan-fev/2017, apresenta resultado positivo de 0,49%, na análise da série ajustada sazonalmente.

Na comparação com os mesmos períodos do ano anterior, o PIB apresentou crescimento de 0,7% em maio com destaques positivos para o desempenho das atividades da agropecuária (6,1%), transformação (4,2%) e transportes (3,5%). Na taxa trimestral móvel de março-abril-maio, o PIB apresentou variação de -0,04%, retornando à trajetória de melhora que vinha apresentando nesta comparação, desde o início de 2016.

O consumo das famílias apresentou recuo de 0,6% no trimestre móvel terminado em maio, na comparação com o mesmo trimestre em 2016. Essa variação é a menos negativa desde o trimestre terminado em fevereiro de 2015 (-0,5%). O consumo de produtos semiduráveis já vinha apresentando contribuição positiva desde o trimestre findo em março do corrente ano, e esta contribuição continua se ampliando chegando a 0,7 ponto percentual no trimestre finalizado em maio.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Condenado no mensalão do PT, o publicitário Marcos Valério vai para o presídio onde os detentos fazem a própria segurança
ACPA promove agora ao meio-dia encontro para debater inovação. A saúde é o tema em destaque
https://www.osul.com.br/inflacao-para-o-consumidor-avanca-em-porto-alegre-e-em-mais-quatro-capitais-pesquisadas-na-segunda-semana-de-julho/ Inflação para o consumidor avança em Porto Alegre e em mais quatro capitais pesquisadas na segunda semana de julho 2017-07-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar