Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Inflação para o consumidor cai nas setes capitais pesquisadas na terceira semana de abril

Compartilhe esta notícia:

A alteração da projeção está associada ao coronavírus. (Foto: Divulgação)

O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) caiu nas sete capitais pesquisadas pela FGV (Fundação Getulio Vargas) na terceira semana deste mês.

Em Porto Alegre, o índice registrou variação de 0,32%. O resultado foi 0,05 ponto percentual inferior ao apurado na segunda semana de abril.

Nesta edição, cinco das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram desaceleração em suas taxas de variação na Capital Gaúcha, entre as quais se destacam os grupos educação, leitura e recreação e vestuário, cujas taxas passaram de 0,50% para -0,04% e de -1,28% para -1,73%, respectivamente. Os dados foram divulgados nessa terça-feira.

Desaceleração dos preços

A despeito da desaceleração dos preços nos últimos meses, a mediana das expectativas dos consumidores brasileiros para a inflação nos 12 meses seguintes manteve-se estável pelo terceiro mês consecutivo em abril, em 7,5%, informa a FGV. No mesmo período de 2016, a expectativa era de 10,7%.

“O resultado de abril mostra que uma parcela importante da queda nas expectativas dos consumidores nos meses anteriores foi reflexo da surpresa com relação à inflação realizada e da repercussão dessa notícia na mídia. Assumindo que a inflação realizada continuará sua trajetória de queda, espera-se que ao longo dos próximos meses a expectativa de inflação dos consumidores volte a cair, mantendo-se um pouco acima da inflação medida pelo IPCA acumulado em 12 meses”, afirma o economista Pedro Costa Ferreira, da FGV-Ibre.

A maior fatia – 20,2% – acredita que a inflação deve ficar entre 4,5% e 5,5% nos próximos 12 meses, mas cresceu de 11,2% para 16,3% a proporção daqueles que veem um IPCA abaixo de 4,5%, meta almejada pelo BC (Banco Central). A inflação prevista ficou relativamente estável nas diferentes faixas de renda, exceto pela faixa de renda familiar até R$ 2.100,00.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Presos no Paraná suspeitos de mega-assalto a transportadora de valores no Paraguai
A Argentina mantém barreiras nas importações do Brasil, diz a indústria brasileira
https://www.osul.com.br/inflacao-para-o-consumidor-cai-nas-setes-capitais-pesquisadas-na-terceira-semana-de-abril/ Inflação para o consumidor cai nas setes capitais pesquisadas na terceira semana de abril 2017-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar