Inicia em fevereiro o V Gramado in Concert

O evento vai proporcionar oficinas dos mais variados instrumentos e práticas orquestrais. (Foto: Rafael Cavalli/Divulgação)

O V Gramado in Concert – Festival Internacional de Música acontece de 1º a 9 de fevereiro oferecendo uma intensa programação com o melhor da música erudita em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas com artistas nacionais e internacionais.

O evento vai reunir cerca de 300 alunos do Brasil e de países como Uruguai, Argentina, Costa Rica e Chile em meio a atrações como concursos de composição erudita e de jovens solistas, grupos de câmara do Brasil e Peru, além da participação da Orquestra Sinfônica de Gramado e da Orquestra de Cordas da Universidade Federal de Minas Gerais. O lançamento acontece na terça-feira (22), às 8h45min na sede da Secretaria, no Centro Municipal de Cultura Prefeito Arno Michaelsen.

As quatro primeiras edições do Gramado in Concert foram realizadas pela Secretaria de Turismo de Gramado e agora, pela primeira vez, através da Secretaria de Cultura de Gramado.

O secretário Allan John Lino, criador da Orquestra Sinfônica de Gramado e diretor geral do festival nas quatro primeiras edições, destaca a concepção pedagógica do evento.  “Trata-se de uma atividade cultural do município que oportuniza a qualificação musical”, enfatizou.  Vale lembrar que, também pelo quinto ano consecutivo, a direção artística está a cargo do Maestro Linus Lerner e a coordenação artística do Maestro Leandro Libardi Serafim.

O evento vai proporcionar oficinas dos mais variados instrumentos e práticas orquestrais. Ao todo, são 300 vagas para alunos de música brasileiros e internacionais que participarão de 19 modalidades de oficinas e cinco práticas de grupo.

A equipe conta com 29 professores e três pianistas acompanhadores de renome nacional e internacional, como solistas, músicos de grandes orquestras e professores universitários. O Gramado in Concert promove ainda, pela quarta vez consecutiva, o Concurso de Composição Erudita no intuito de incentivar a composição de novas obras sinfônicas e já selecionou a obra vencedora que será devidamente apresentada ao longo da programação.

Destaque também para o II Concurso Jovens Solistas, que selecionou quinze talentos inscritos e irá premiar os três melhores.  E nesta quinta edição, pela segunda vez, o evento lançou edital e selecionou três Grupos de Câmara Residentes.  No total serão oferecidas 12 bolsas integrais que serão divididas entre dois ou três grupos de câmara brasileiros ou internacionais inscritos e selecionados.

Durante o evento estes grupos farão recitais, participarão de coachs de música de câmara, de oficinas de instrumento e das práticas de orquestra, recebendo sem custos a inscrição no evento, a hospedagem e toda a alimentação durante os nove dias de evento.

A Secretaria da Cultura espera a participação de cerca de 100 mil pessoas, entre gramadenses e visitantes, nas mais de 40 atividades ao longo dos nove dias do evento.  Cabe destacar que a programação é totalmente gratuita e estará disponível em breve no site gramadoinconcert.com.br.

Deixe seu comentário: