Home > Notícias > Brasil > Denúncia contra o presidente Michel Temer ameaça paralisar os trabalhos na Câmara dos Deputados nesta semana

Inscrições para a Jornada Nacional de Literatura iniciam na quarta-feira

Jornada Nacional de Literatura acontece em Passo Fundo. (Foto: Claudio Tavares)

O período de inscrições para a 16ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS, inicia no dia 10 de maio. Já as inscrições para a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura iniciam no dia 15 de maio. Para ambos os eventos, as vagas são limitadas e o prazo para realizar as inscrições encerra no dia 21 de agosto.

Serão disponibilizadas duas mil vagas para a Jornada e 20 mil para a Jornadinha. As inscrições serão realizadas somente pela internet, no sitewww.upf.br/16jornada. Os valores e a programação também podem ser conferidos no site do evento.

A 16ª edição é realizada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. A Jornada conta com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari & Bourbon e com o apoio do Ministério da Cultura, além da parceria cultural do Sesc, dentre outras empresas e órgãos. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas no portal www.upf.br/16jornada, pelo e-mail: jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Oficinas e seminários

Para participar do “Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias textuais”, do “Seminário Literatura Gaúcha: Cena Contemporânea” e das oficinas, o público também precisa realizar inscrição no site www.upf.br/16jornada, a partir desta quarta-feira, 10 de maio. Essas atividades acontecerão durante o turno da tarde. Confira a programação das oficinas e seminários no site da Jornada.

16ª Jornada Nacional de Literatura

A 16ª Jornada Nacional de Literatura reúne leitores, escritores, artistas, pesquisadores e intelectuais com o objetivo de formar leitores. Entre os escritores confirmados estão Affonso Romano de Sant’Anna, Bráulio Tavares, Cintia Moscovich, Conceição Evaristo, Julián Fuks, Marina Colasanti, Mário Corso, Michel Laub, Nádia Battella Gotlib, Pedro Gabriel, Rafael Coutinho e Zeca Camargo.

As conferências serão realizadas, nesta edição, durante o turno da noite no Palco de Debates, denominado Palco da Compadecida, no Espaço Suassuna. Nesta edição, não haverá um tema principal norteando a Jornada. O Palco de Debates receberá várias temáticas. Os novos coordenadores de debates são Alice Ruiz, Augusto Massi e Felipe Pena.

A primeira conferência do Espaço Ariano Suassuna será na noite do dia 3 de outubro com o tema “Literatura e imagem: além dos limites do real”. No dia 4 de outubro, o público poderá conferir o debate “Centauro, pedra, rosa e estrela: Scliar, Suassuna, Drummond, Clarice”. “Por elas: a arte canta a igualdade” será o tema do dia 5 de outubro. E no último dia, 6 de outubro, o debate abordará “Monstros e outros medos colecionáveis”. O encerramento contará com o Show Poesia Eletrônica – Lirinha.

Além das conferências, a programação engloba atividades como o Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens, o Seminário Literatura Gaúcha, oficinas e grupos de pesquisa, atividades essas previstas para os turnos da tarde.

Também acontecerão exposições de arte e mostra de fotografia em diferentes espaços culturais da cidade, sessões de autógrafos, lançamentos de livros e feira do livro. Outras atividades paralelas também estão previstas nas ações de jornalização da cidade por meio do “Projeto transversais: rotas leitoras”, o “Livros na mesa: leituras boêmias” e o “Caminho das artes”.

8ª Jornadinha Nacional de Literatura

A 8ª Jornadinha Nacional de Literatura deve reunir 20 mil participantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que, durante os turnos da manhã e da tarde, conversarão com os escritores e participarão de diversas atividades em espaços pensados para eles.

Entre as novidades desta edição, está a temática das tendas. O espaço será uma homenagem à escritora Clarice Lispector e cada tenda receberá o nome de uma personagem de lendas brasileiras transcritas pela escritora na obra Como nasceram as estrelas, de 1987. Assim, ao longo dos dias de Jornadinha, crianças e adolescentes vão se revezar entre a Tenda Yara, a Tenda Malazarte, a Tenda Negrinho do Pastoreio e a Tenda Curupira. O principal objetivo é que todos tenham contato com os autores que conheceram durante a leitura das obras na Pré-Jornadinha.

A programação da 8ª edição da Jornadinha prevê a participação de autores premiados como Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka e Jean-Claude Alphen, além de nomes como Edson Gabriel Garcia, Heloísa Prieto, Rosana Rios e do angolano Ondjaki. Conheça a lista completa de autores no site www.upf.br/16jornada.

Comentários