Home > Notícias > Brasil > Lula lidera pesquisa de intenções de voto para a eleição presidencial de 2018, aponta o Datafolha

Instituto Estadual do Livro abre inscrições para escolas públicas estaduais no Projeto Autor Presente

Inscrições começam dia 24 de abril (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SEDACTEL), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL) e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), através do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (SEBE), abre inscrições para escolas públicas do Rio Grande do Sul interessadas em participar dos 60 encontros com escritores, programados em 2017 no Projeto Autor Presente. As inscrições serão abertas a partir das 13h30min do dia 24 de abril até às 18h do dia 05 de maio, em link disponível no blog do projeto. 

Criado em 1972, o Autor Presente visa promover a leitura e a literatura gaúcha, a partir de encontros entre escritores e seu público, notadamente o escolar. Nestes 45 anos de atividade, o projeto já apresentou diversos formatos, mas não perdeu sua característica original, concebida por Lígia Averbuck  (diretora do IEL entre 1972-76 e 1979-80), junto a um qualificado grupo de apoiadores. Eles empreenderam suas energias para levar escritores gaúchos para encontros com leitores, fossem eles do âmbito escolar ou da comunidade em geral.

Realizada a leitura prévia da obra do(a) escritor(a) convidado(a), são desenvolvidas atividades que estimulam a fruição, criatividade, aumento do repertório de leituras e promoção da cidadania. Nos últimos anos a abrangência do projeto não se reduziu a instituições escolares, contemplando bibliotecas públicas e comunitárias, Pontos de Cultura e Leitura, Penitenciárias, Fundações de Atendimento Sócio Educativo (Fase) e lares para idosos. A iniciativa pode ser considerada, se não a mais, uma das mais antigas e importantes de fomento à leitura e difusão da literatura local no Brasil; com m legado inquestionável e inestimável para a literatura e educação no Estado.

Objetivos e Números

O Autor Presente tem como principal objetivo promover a leitura de literatura entre o público escolar, tendo como prioridade a produção contemporânea de autores locais. Em 2017 o IEL pretende, ao menos, repetir os números de 2016, realizando 60 encontros em escolas da rede pública estadual com um escritor diferente, em cada encontro. A estimativa de público é de no mínimo 6 mil alunos, sendo que a ampliação deste número está condicionada às características dos projetos de leitura em cada escola. Variáveis importantes são: período de desenvolvimento, idade do público-alvo, tipo de texto trabalhado, quantidade de obras editadas de um mesmo autor.

Em 2016 foram realizados 60 encontros, em 28 diferentes municípios gaúchos, dos quais participaram 44 escritores. Em 2015 foram 21 encontros, no mês de novembro e em 2014, 57 os município abrangidos, num total de 145 encontros, sendo 111 em escolas da rede estadual, 16 em bibliotecas e 18 em instituições como presídios, lares de idosos, pontos de cultura, entre outras. Participando como palestrantes, 65 escritores divulgaram e incentivaram a prática da leitura. Tendo em perspectiva o trabalho realizado desde 2011, foram mais de 100 municípios contemplados e mais de 120 autores, sendo que o público atingido durante este período chegou a dezenas de milhares (em torno de 100 mil estudantes, tendo em vista a estimativa de público dos relatórios das atividades realizadas). A partir de 2012, além do pagamento dos honorários de palestrante aos(às) escritores(as), o Governo do Estado forneceu, através da Secretaria da Educação, para cada escola participante, verbas destinadas à compra de livros dos(as) escritores(as) convidados(as) para os encontros. Atualmente este valor é de R$1.500,00.

Nessa revitalização ocorrida desde 2011, foi fundamental o apoio da Secretaria de Estado da Educação a partir do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (SEBE), principalmente com a interlocução entre o Instituto Estadual do Livro e as escolas e, ainda, com o repasse de verba para compra de livros preparatórios aos encontros com os escritores.

Serviço: 
Período: 24 de abril (a partir das 13h30min)
até às 18h do dia 05 de maio de 2017. 
Inscrições: http://autorpresente.blogspot.com.br 
 
Informações: autorpresente@gmail.com e 
(51 )3314-6450.
Atividade gratuita

Comentários