Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Inundações aumentam o perigo de contaminação por leptospirose

Compartilhe esta notícia:

Secretaria da Saúde emitiu alerta epidemiológico. (Foto: Divulgação/PMPA)

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da EVDT/CGVS (Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Vigilância em Saúde), emitiu alerta epidemiológico à rede de serviços de saúde da cidade na última segunda-feira (5).

O documento, enfatiza aos profissionais de saúde a importância de estarem atentos aos sinais e sintomas compatíveis com a leptospirose em todos os atendimentos prestados, em especial nas áreas em que foram detectados alagamentos ou acúmulo de água devido às fortes chuvas e inundações que ocorrem em Porto Alegre e região metropolitana nos últimos dias.

A leptospirose  é doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, e que é transmitida ao homem através de água contaminada. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama. Qualquer pessoa que tenha contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar. As leptospiras presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.  Também há preocupação com o risco de hepatite viral do tipo A, cuja contaminação ocorre através de ingestão de água ou alimentos contaminados, especialmente crianças e adolescentes.

Prevenção

Para prevenir a doença, deve-se evitar o contato com água ou lama de enchentes. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha. Caso não seja possível, devem ser usados sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés. Após a limpeza do local afetado por inundação, é indicado o uso de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária). (PMPA)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Faltando apenas quatro meses para o fim de seu mandato, Michel Temer procura mostrar que o atual governo ainda não acabou
Autorizada a quebra de sigilo telefônico do governador de Santa Catarina
https://www.osul.com.br/inundacoes-aumentam-o-perigo-de-contaminacao-por-leptospirose/ Inundações aumentam o perigo de contaminação por leptospirose 2017-06-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar